OK Wesley

O Gerente de Assistência Farmacêutica e Coordenador do Programa de Diabetes do Município, Wesley Magno Ferreira, foi convidado para participar como palestrante do 20º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, que acontece de 23 a 26 de julho, na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Diabetes, em parceria com o Município de Morrinhos, Câmara de Incorporação de Novas Tecnologias do Ministério da Saúde (Conitec), além de representantes do Ministério da Saúde do Governo Federal.

Durante o evento, o Farmacêutico Wesley Ferreira vai ministrar duas conferências que vão integrar o Simpósio 1 da programação oficial do Congresso. Numa primeira oportunidade, ele vai abordar a “Incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS)- Insulina Análoga- Ponto de Vista das Entidades de Diabetes”. No mesmo simpósio, Wesley ainda vai falar sobre “Atenção Farmacêutica- Prática Clínica no SUS e Atenção ao Paciente com Diabetes Mellitus”. “Vamos compartilhar experiências sobre insumos e medicamentos utilizados no cuidado com os diabéticos, como a insulina análoga, por exemplo, e falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido em Morrinhos com relação à Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica no SUS, um trabalho pioneiro no Brasil”, afirma o farmacêutico.

“Estamos muito felizes pelo trabalho que está sendo realizado na Farmácia Básica de Morrinhos, especialmente no atendimento feito aos diabéticos e às pessoas mais carentes da nossa cidade. Com certeza a participação do Dr. Wesley neste congresso vai valorizar ainda mais a profissionalização e os avanços de Morrinhos no atendimento aos diabéticos, além de favorecer o compartilhamento de experiências ligadas ao tratamento deste grupo em especial”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Atendimento aos diabéticos em Morrinhos
A Gerência de Assistência Farmacêutica e a Coordenação do Programa de Diabetes de Morrinhos, por meio do Dr. Wesley Magno Ferreira, desenvolve um trabalho de atendimento aos diabéticos desde 2007. Ele explica que foi montado um consultório de atendimento a esse grupo dentro da Farmácia Básica de Morrinhos, que fica na Secretaria Municipal de Saúde. No total, são cerca de 420 pacientes frequentadores do Programa de Atenção Contínua aos Diabéticos insulinizados.

“O atendimento é feito através da procura espontânea por agendamento. Nós orientamos com relação à utilização de insumos e medicamento e montamos todo o plano terapêutico para o uso da insulina. Além disso, acompanhamos a evolução positiva do quadro do paciente, titulamos a dose da insulina, prevenimos as complicações, e a cada seis meses, o paciente volta para fazer uma consulta com o Clínico Geral da confiança dele, fazendo o acompanhamento da doença. Morrinhos tem hoje cerca de 6 mil pacientes portadores de diabetes. Neste sentido desenvolvemos um trabalho pioneiro na Secretaria Municipal de Saúde onde acompanhamos os pacientes insulinizados e, também, os candidatos a utilizar a insulina futuramente, já que o diabetes é uma doença crônica com evolução negativa. Tudo isso procura amenizar esse quadro para controlar a doença e diminuir os índices de mortalidade em Morrinhos”, esclarece Wesley.

Sobre o Congresso
A 20ª edição do Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes tem como objetivos levar atualização e reciclagem em Diabetes aos médicos e multiprofissionais da saúde, além de capacitar para um melhor desempenho de suas atividades profissionais, visando a melhoria no atendimento aos portadores de Diabetes no Brasil.

O Diabetes Mellitus pode ter complicações graves por falta de controle como cegueira (maior causa no Brasil e no mundo); amputações (maior causa no Brasil e no mundo); 50% de hemodiálises no Brasil, além de grande impacto sócio-econômico pelo alto custo e incapacitação e mortalidade.

O Diabetes é uma das epidemias destas últimas décadas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e International Diabetes Federation, é uma doença crônica de grande incidência e prevalência, que desperta interesse da comunidade científica, sendo a segunda maior doença em pesquisas que produzem novos conhecimentos e revolucionários medicamentos estando em constante estudo pela melhoria de seu tratamento.

A ampla programação do evento vai contar com 44 simpósios com mais de 200 palestras apresentadas pelos maiores expoentes de saúde no Brasil e convidados internacionais, além de oficinas, cursos multiprofissionais e apresentação de temas livres.

Por Ellen Ribeiro