OK DSC_0038

OK DSC_0043

Estudantes e professores das escolas municipais de Morrinhos continuam visitando a exposição do Museu Itinerante “Arte e Água”: essenciais para a vida, no Centro Administrativo da prefeitura (antigo fórum). Na manhã desta terça-feira, 28 de abril, foi a vez dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Mary do Carmo verem as obras de arte de artistas nacionais e internacionais. Os quadros ficarão expostos no local até o dia 12 de maio e, até agora, cerca de 2.200 alunos morrinhenses já visitaram a exposição.

Também passaram pelo local nesta terça-feira, 28 de abril, alunos do 6º ano da Escola Municipal Celestino Filho e do 1º ano da Escola Municipal Profa Olga Hannun de Castro Rosa, além de crianças do 4º e 5º anos da Escola Municipal Mary do Carmo.

Nossa equipe de reportagem conversou com o professor Diggenes de Souza Oliveira e com alguns estudantes do 5º ano da Escola Municipal Mary do Carmo. Eles salientaram a importância da exposição para o aprendizado pessoal e intelectual e para conscientização de que a preservação da água é uma responsabilidade de todos. Saiba a opinião deles sobre o assunto:

Professor Diggenes de Souza Oliveira- Escola Municipal Mary do Carmo
OK DSC_0031

“A relação entre arte é água mostra que ambos são fundamentais para a vida. A água é essencial para a manutenção da vida e a arte para o crescimento intelectual. Por isso, a escola moderna não pode ser restrita ao ambiente da sala de aula, pois as atividades extraclasses, como a visita a esta exposição, ajudam a desenvolver uma consciência ambiental mais aguçada.

Eu acredito que a exposição destaca o valor da água, algo que as pessoas se esquecem a cada dia. Também é uma maneira de mostrar que não se separa vida de água, que é um elemento presente da vida diária dos meus alunos. Além disso, o contato com obras de arte tão ricas torna o conceito de arte mais perceptível e palpável para a realidade das crianças, pois o contato com esses artistas de renome agrega conhecimento”.

Aline Alves Rodrigues, 5º ano

OK DSC_0014
“A água é muito importante para todos os seres vivos: animais, vegetação e seres humanos. Se as plantas estão verdinhas é porque têm absorção de água e onde não tem água não há nada vivo. Precisamos aproveitar e conservar a água, pois sem ela não somos nada. Não devemos poluir os rios e mares para que tenhamos esse recurso natural por muitos anos”.

Luiz Felipe Silva Reis, 5º ano
OK DSC_0017

“Eu achei muito legal a exposição porque antigamente as pinturas eram parecidas com fotografias e hoje elas são mais reais. Aprendi que não podemos poluir os rios e lagos, pois devemos cuidar do nosso planeta. Além disso, podemos economizar água fechando bem a torneira, não deixando o chuveiro ligado por muito tempo ou reutilizando a água”.

Fábio Gunnar Correia Santana, 5º ano
OK DSC_0025

“Através desta exposição aprendemos que a água está acabando porque muitos não preservam. Precisamos cuidar das nascentes e evitar a poluição, pois preservar a água é uma questão de vida. Os quadros mostram as nascentes, a poluição, os barcos e o meio natural, através das pinturas e fotografias”.

Por Ellen Ribeiro