A Polícia Militar do Estado de Goiás, através da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Morrinhos, em parceria com a Prefeitura de Morrinhos, realizou a formatura de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), nesta terça-feira, 9 de dezembro, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim.
O programa tem como objetivo incentivar os jovens e adolescentes a dizerem não às drogas, realizando um trabalho de prevenção e orientação. As lições abordam temas como autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio familiar.
A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, agradeceu o empenho dos organizadores do projeto e o incentivo dos pais. “Este é um projeto de iniciativa da Polícia Militar, com apoio da prefeitura e das famílias morrinhenses. Ele é muito importante, pois ajuda a combater a violência e as drogas que destroem não só o usuário, mas também a família e a sociedade. Por isso, é preciso dizer ‘Não’ ”, enfatiza.
O evento contou com a participação do Comandante da 10ª CIPM de Morrinhos, Major Francisco Leônidas da Silva, Subsecretário Regional de Educação, Élvio Rezende, Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, Vereador Tom do Supermercado e diretoras das escolas municipais e estaduais, além de professores e outras lideranças locais.
Programação
A abertura da programação se deu com a entrada das bandeiras conduzidas pela Guarda Mirim de Morrinhos, seguida pelo Hino Nacional Brasileiro.
Na ocasião foi lido um histórico do Proerd que teve início em Morrinhos em 2013. Ao longo de sua história a 10ª CIPM formou mais de 14.700 alunos em toda sua área de atuação que abrange Pontalina, Cromínia, Mairipotaba, Professor Jamil e, por um tempo também, a cidade de Piracanjuba (que hoje pertence ao Batalhão de Caldas Novas).
Os formandos fizeram o Compromisso do Proerd e se comprometeram a ficar longe das drogas e da violência. As escolas receberam certificados de participação e foram premiados os alunos que escreveram as melhores redações sobre o assunto. Os vencedores receberam diversos brindes doados por parceiros.
A aluna da Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo, Ane Caroline Santos, participou do Proerd pela primeira vez. “Fiquei encantada, pois eu nunca tinha visito um programa tão prático e de orientação, que deixa claro o perigo das drogas para os jovens”, agradece.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)