Aterro Sanitário OK

O prefeito Rogério Troncoso deve viajar para São Paulo hoje, 17 de março, no final da tarde, para participar de um Curso de Aterros Sanitários, juntamente com o Superintendente Municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto Chorão. O curso acontece de 18 a 20 de março, na sede da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), na capital paulista.

O encontro tem como objetivo oferecer uma visão prática e atual das alternativas viáveis para o tratamento e a disposição dos resíduos sólidos urbanos e da legislação que disciplina o setor. Também estuda os aterros sanitários desde seu licenciamento ambiental até sua implantação e operação, encerrando com uma visita técnica.

Morrinhos está entre os municípios participantes porque o prefeito é o Presidente do Consórcio Três Rios, que reúne prefeitos e representantes de 21 municípios da região, e busca soluções conjuntas para destinação dos resíduos sólidos locais.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a implantação de aterros sanitários municipais até agosto de 2014, foi aprovado em 2010 após 20 anos tramitando no Congresso Nacional. Os municípios têm um prazo para apresentar seus planos de resíduos sólidos, sendo que aqueles que cumprirem as metas vão receber recursos do Governo Federal para implantação adequada dos aterros de lixo.

Governo da Cidade de Morrinhos. O povo em primeiro lugar!