OK 12

OK 08

OK 02

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, realizou nesta terça-feira, 24 de novembro, a 1a Conferência Regional Conjunta dos Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, no Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim.

Morrinhos foi a última cidade do Estado de Goiás a sediar a Conferência Regional Conjunta de Direitos Humanos, que neste ano já passou por cidades como Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Iporá, Jussara, Anápolis, Rio Verde, Flores de Goiás, Rialma e Cidade Ocidental.

Na solenidade estiveram presentes a Superintendente Executiva de Direitos Humanos, Onaide Santillo; representantes da Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho; Prefeito Rogério Troncoso, Primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, Vice-Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Morrinhos, Márcio Ayres, Representante do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Goiás, Eliezer Rangel, entre outras autoridades.

A Conferência teve como objetivo incentivar a execução das políticas públicas no Estado de Goiás e no município, através do debate com diversos segmentos, abordando temas atuais e de grande relevância, buscando, assim, uma sociedade mais justa e igualitária e de democracia participativa. As cidades participantes da Conferência em Morrinhos foram: Caldas Novas, Ipameri, Piracanjuba, Campo Alegre, São Simão e Rio Quente.

Para a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, é uma honra para Morrinhos sediar este encontro. “Obrigada a todos os representantes de conselhos municipais e do Governo de Goiás aqui presentes, pois é um privilégio para nós acolher a todos com muito carinho e mostrar um pouco do nosso trabalho. Juntos, vamos aprender muito para ajudar o nosso povo”, ressalta.

O Prefeito Morrinhense, Rogério Troncoso, enfatizou a importância de valorizar e respeitar à dignidade e os direitos humanos. “Precisamos aprender a visitar e conviver com os deficientes, idosos e crianças, com aqueles que são diferentes de nós. Parabenizo o trabalho realizado pela Terezinha em Morrinhos que apoia os mais carentes e, através dos núcleos de assistência social espalhados pela cidade, alcançam pessoas em todos os lugares. Este é um trabalho digno de elogios”, observa Rogério.

A Superintendente Executiva de Direitos Humanos, Onaide Santillo, salientou a importância dos conselhos municipais e das superintendências estaduais, no sentido de garantir os direitos humanos. “Os direitos humanos são inalienáveis e envolvem igualdade de oportunidades. É preciso lembrar que os direitos são diferentes para os deficientes, encarcerados, idosos, crianças e adolescentes, LGBT, afrodescendentes e outros. É preciso lutar pela dignidade de cada um desses grupos. Parabéns ao Rogério e à Terezinha pelo trabalho social que desenvolvem em Morrinhos”, destaca Onaide.

Programação
A abertura foi marcada pela interpretação da música “Depende de Nós”, pelos alunos da Escola Municipal de Reabilitação Alice Ferreira do Carmo, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além da execução do Hino Nacional e de um momento de reflexão com a Oração do “Pai Nosso”.

Onaide Santillo ministrou uma palestra em que abordou as leis que garantem os direitos dos idosos no País.

No período da tarde aconteceu a apresentação e aprovação das propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, que será em dezembro, em Goiânia. Houve ainda sorteio de brindes, eleição dos delegados e a entrega dos certificados.

OK 03

OK 04