Mediante aos inúmeros benefícios da prática do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o bebê, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), realiza ações de promoção, proteção e apoio a amamentação durante o ano todo e em especial ao mês Agosto Dourado.

O “Agosto Dourado” é uma campanha do Ministério da Saúde, que vivencia o mês do aleitamento materno, enfatizando a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais, por isso a cor da campanha, já que o leite materno é considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil.

De acordo com a coordenadora Paula Taynnara, as gestantes das Unidades Básica de Saúde do município participam de palestras, dinâmicas, entre outras atividades, as quais abordam sobre a saúde materno-infantil em toda sua integralidade. “Nossa equipe realiza um trabalho constante com as gestantes para ajudá-las a se prepararem para a amamentação, através do preparo da mama e das formas corretas de pegar a criança durante a mamada e como prevenir problemas. Além disso, o intuito do trabalho conjunto é falar da importância da amamentação e incentivar a sociedade, de forma geral, a apoiar as mulheres durante esse ato”.

Para o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos, a divulgação deste tema para os munícipes é de suma importância, pois não há dúvidas de que o leite materno é o padrão ouro da alimentação para os lactentes. “O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que a criança recebe até os seis meses. Incentivar e apoiar as mamães a amamentarem e continuarem amamentando mesmo quando retornam ao trabalho é essencial para o sucesso da amamentação. São indiscutíveis os benefícios da prática do aleitamento materno para a mãe/bebê”, comentou.

Participam dessas ações, os profissionais do NASF que atuam na área de psicologia, assistência social, medicina, nutrição, fisioterapia, educação física e terapia ocupacional. “O leite é capaz de salvar vidas. A cor dourada está relacionada ao padrão de qualidade do leite materno e já percorre o mundo com o seu laço simbólico”, declarou deixando uma mensagem especial para a comunidade: “Precisamos do apoio de todos. Essa ação da Secretaria de Saúde simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Abrace essa causa”.