Como parte das atividades da Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou nesta sexta-feira, 08 de junho, ações educativas com o tema da Campanha “Tabaco e Doenças Cardíacas”, por meio de mobilização, panfletagem e diversas atividades na Praça do Mercado.

Cerca de 400 pessoas passaram pelas tendas, que contou com a promoção de testes de glicemia e cardiorrespiratório, aferição de pressão, exposição de compostagem de tabaco, palestra com odontólogo e momentos com atividade física ao ar livre. Além disso, profissionais da saúde abordaram a população com um questionário para identificar riscos e distribuíram materiais informativos.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do NASF, Paula Taynnara, sabendo das situações agravantes e das doenças acometidas pelo tabaco, como câncer de pulmão, infarto do miocárdio, riscos de tuberculose, entre outras a realização da campanha em Morrinhos foi considerada de extrema importância. “Esperamos que a Campanha fortaleça e conscientize realmente as pessoas da necessidade de cuidar da saúde evitando futuras enfermidades e até mortes”, ressalta agradecendo o apoio da Prefeitura de Morrinhos e da comunidade.

O Educador Físico, Gilsomar Silva, destaca que o objetivo para o próximo ano é ampliar as ações para uma semana de prevenção com várias atividades. “O AVC é uma doença que pode ser evitada e por este motivo buscamos com este evento levar informação e reflexão à população, fazendo testes e mostrando formas de prevenção”.

A médica Wenner Roberta ressalta a necessidade do apoio psicológico para interromper o vício do cigarro. “É importante lembrar que, como qualquer outro tipo de substância viciante, o cigarro possui forte influência na saúde emocional. Por isso, recursos como a terapia ocupacional e atividades físicas são fundamentais no processo de desintoxicação”, confirmando que as ações voltadas ao Dia Mundial Sem Tabaco é fundamental para propagar informações sobre o assunto: “A data existe para conscientizar a população sobre efeitos e deletérios do tabaco”.

Time do NASF

Compõem a equipe do NASF, a médica psquiatra (Dra. Wenner Roberta Barbosa), nutricionista (Paula Taynnara), terapeuta ocupacional (Simone Borges Lima), fisioterapeuta (Marinary Oliveira), psicóloga (Gabriela Teodoro)  e educadores físicos (Gilsomar Silva e Orceliana) fazendo mudanças nos hábitos alimentares, levando a atividade física regular e consequentemente melhorando a saúde e a vida da comunidade morrinhense.