Caminhada contra exploração e abuso infantil promovido pela Prefeitura Municipal, reuniu quase 2 mil pessoas na manhã desta sexta-feira

Para encerrar uma série de atividades durante a Semana Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) organizou uma caminhada com alunos de diversas escolas em Morrinhos, nesta sexta-feira, 18 de maio. Com cartazes, autoridades, professores e comunidade percorreram pelas ruas do Centro da cidade com mensagens de paz, esperança e conscientizando sobre a importância de registrar denúncia.

A caminhada contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi promovida pela Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e sob a coordenação do Creas.

De acordo com o líder do Executivo, esse momento tem como objetivo convocar a memória nacional para esse fato de abuso e exploração sexual infantil, que temos como slogan da campanha, Faça Bonito – Quebrando o Silêncio. “Tal chamada nos remete a conclamar toda a sociedade para que junto das autoridades e da comunidade como um todo, possamos prevenir e assim enfrentar o problema da violência sexual que é praticada contra crianças e adolescentes”, comenta o prefeito Rogério Troncoso.

Muitos moradores também participaram do evento. A ação teve início às 8h, em frente à Praça Lions e daí seguiu pela Avenida Senador Hermenegildo de Morais até a chegada à Praça do Mercado, onde houve panfletagem, orientação, exposição sobre o tema e apresentação da Banda Municipal do Colégio Coronel Pedro Nunes.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso; o vice-prefeito, Dr. Tércio Menezes; o promotor Rubens Rosa Júnior; o secretário de Administração Paulinho Barba; a secretaria de Educação Fabiana Toledo; o secretário de Saúde André Luiz Dias Mattos; o procurador do município Rafael Rodrigues; o capitão Weslei Silva; vereadores, superintendentes e profissionais da assistência social, unidades escolares municipais e particulares e também instituições filantrópicas e religiosas.

Esse combate se faz muito importante e precisamos que mais pessoas denunciem e protejam as nossas crianças e adolescentes. “Acredito que realmente a sociedade de Morrinhos abraçou a causa e temos constatado que através do Disque 100 muitas crianças estão sendo salvas, pois somos notificados e logo já colocamos a nossa equipe em ação para tomar as medidas cabíveis e necessárias na proteção, seja da criança ou do adolescente”, declara a coordenadora Cicília Rosa.

“Essa mobilização visa conscientizar a população para o compromisso de proteger nossas crianças e adolescentes e informar sobre a importância de denunciar qualquer tipo de abuso cometido”, destaca o vice-prefeito, Dr. Tércio.

Rompendo o Silêncio

A participação da sociedade é fundamental na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Denuncie os casos de abuso e exploração sexual contra menores para o Disque 100 (Disque Denúncia Nacional da Secretaria dos Direitos Humanos) ou para o Creas através do telefone: (64) 3417.2042.

Combate ao Abuso e à Exploração Infantil em Morrinhos

Em Morrinhos, o Conselho Tutelar é um dos responsáveis por garantir que os direitos das crianças sejam respeitados e neste sentido, realiza um trabalho permanente junto à comunidade que pode denunciar casos de abusos de forma gratuita e anônima através do telefone: (64) 3417.2019.