A Prefeitura de Morrinhos abraça essa importante ação no parque mais querido da cidade

Um Mutirão de Plantio de Mudas no Parque Natural Jatobá Centenário será realizado neste sábado, 24 de março, partir das 8h. Na ocasião, a população poderá colaborar com a ação que visa recuperação de áreas degradadas pelo incêndio ocorrido no ano passado. O cronograma foi elaborado por equipe de biólogos, engenheiros florestais e profissionais que cuidam da manutenção do local. O prefeito Rogério Troncoso estará presente e a atividade será aberta ao público.

O mutirão é uma iniciativa da Superintendência de Meio Ambiente, por meio da Prefeitura de Morrinhos, com o apoio do Clube de Meio Ambiente; Corpo de Bombeiros; Voluntários; Grupo Pé na Trilha e Viveiro Beira Mato. As mudas de diversas espécies nativas foram doadas pela Secretaria de Estado, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos – SECIMA.

De acordo com a bióloga e coordenadora do Parque, Loane Cristina, além do plantio de mudas, a atividade contará também com bate-papo sustentável e outras ações de reflorestamento. “Receberemos voluntários para uma série de plantio de mudas. Tem sido muito gratificante presenciar o empenho da população, de outros órgãos da prefeitura e de empresas parceiras, para que possamos recuperar este espaço tão importante ao morrinhense. Contamos com a colaboração de todos”, ressalta.

De passagem o prefeito Rogério Troncoso disse: “É importante despertar para a necessidade de tornarmos este parque mais verde. Convidamos todas as secretarias para que possamos fazer a diferença e ajudar a recuperar o que foi destruído pelo fogo. Que o objetivo de fomentar essa conexão e promover a conservação da natureza seja atingindo. Todos serão bem-vindos no mutirão”, afirmou comentando que a ideia é desenvolver sempre esse tipo de atividade ligada à natureza.

“A gente quer sempre convidar o visitante, de modo que ele entender como funciona um parque, origem das plantas e como são tratados e vivem os animais. Assim todos passam a serem defensores. O lema da Superintendência de Meio Ambiente é conhecer para preservar”, informou a superintendente Letícia Vieira.

Parque Ecológico

O Parque é o maior parque municipal de Morrinhos. Sua importância não é só devida por sua dimensão e por sua estrutura, com áreas de lazer e de cultura, mas também por abrigar uma rica e diversificada flora e fauna, inclusive com espécies em extinção. Nas áreas de proteção ambiental são realizadas pesquisas, visitas guiadas e soltura de animais silvestres recuperados. A infraestrutura oferece inúmeras opções, com atividades esportivas e culturais. O espaço possui pista de caminhada e trilha, playgrounds e mesas para piqueniques.

Serviço:
Mutirão de Plantio de Mudas