O governo federal fez o lançamento do Cartão Reforma, que visa aquecer o comércio de materiais de construção e gerar empregos. O cartão foi criado para atender 100 mil famílias de baixa renda que precisam reformar suas casas, o programa teve início esse ano com orçamento de R$ 500 milhões.

Em Morrinhos, serão beneficiados, 100 famílias que se enquadram nos requisitos para ter direito a reformas custeadas totalmente pelo governo federal, sem qualquer contrapartida da prefeitura. Cada uma terá direito a até R$ 5 mil para fazer as melhorias – o requisito é ter renda bruta mensal de até R$ 1,8 mil.
Os moradores beneficiados são  do setor Sol Nascente e serão cadastrados pela prefeitura. Entre os dias 12 à 22 de dezembro, na sede da secretária de Habitação que fica no Centro Administrativo.

Uma das possíveis beneficiadas pelo programa é a aposentada Maria Paulo de Oliveira, 64, moradora há mais de 12 anos no setor Sol Nascente. Pouco a pouco, ela ampliou sala, cozinha e banheiro – ainda falta a varanda, mas o dinheiro acabou.

“Eu e meu marido vivemos com a aposentadoria, por isso demoramos tantos anos para reformar esse pedaço da casa. Tem que ter paciência. Mas uma ajuda seria muito bem-vinda”, disse dona Maria. Cartão será usado em lojas de construção.

O prefefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, durante a reunião com os moradores, explicou que as famílias beneficiadas pelo programa não receberão o dinheiro para fazer a reforma. Em posse do cartão, poderão gastar somente nas lojas de materiais de construção – se o gasto na reforma não chegar a R$ 5 mil, o dinheiro será devolvido ao governo federal em forma de crédito e outras famílias poderão ser beneficiadas. “A Secretaria de Habitação fará a avaliação dos critérios e um engenheiro e um arquiteto farão o levantamento do custo da reforma para o Ministério das Cidades definir o valor que será liberado”, conclui o prefeito.