A prefeitura de Morrinhos lança campanha Outubro Rosa, durante todo o mês de outubro serão realizadas várias atividades com o objetivo de estimular o público feminino a realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como de compartilhar informações a respeito da luta contra a doença.

Os seios são fontes de várias simbologias em diferentes culturas. Motivo de inspiração e desejo, são também o órgão da amamentação, da feminilidade e do prazer. A mama, contudo, adoece. O câncer é o mal que mais acomete essa glândula — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, explica André Luiz, Secretário de Saúde de Morrinhos.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. O ditado popular serve para exemplificar a importância da prevenção do câncer de mama. Afinal, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres em todo o Brasil, sendo o segundo tipo em incidência geral, atrás apenas do câncer de pele. Em contrapartida, a prevenção, simples e eficaz, começa pela conscientização das mulheres.

“O foco principal da nossa campanha é alertar a população sobre a importância da realização de mamografia periodicamente e do diagnóstico precoce, por isso que precisamos nos unir em prol da causa. Com as parcerias, conseguiremos propagar de forma mais ampla as informações, atingindo cada vez mais pessoas”, ressalta o secretário de Saúde, André Luiz.