Referência para Morrinhos e cidades circunvizinhas, o Hospital Municipal, que leva o nome do médico Philemon Xavier de Oliveira, mantém o título de Hospital Amigo da Criança desde 2003, com média mensal de aproximadamente 23 partos. O reconhecimento é da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos, o título é muito importante, pois certifica o trabalho de toda a equipe. As visitas foram realizadas no início do ano com uma série de recomendações sobre os atendimentos e algumas exigências voltadas ao trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Portanto, na última semana, técnicos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual retornaram e aprovaram todas as adequações efetuadas. A estrutura e a qualificação dos profissionais foram bastante elogiadas.

“Esse título certifica o trabalho que é feito dentro do HMM, a preocupação com a qualidade, o respaldo e o apoio à amamentação e também às boas práticas do pré-parto, parto e nascimento. Nossa satisfação maior é poder acompanhar a saúde da mãe e da criança. Parabenizo os profissionais do segmento por se dedicarem e a cada dia aperfeiçoarem nas suas funções”, disse.

André Luiz ainda acrescentou que o papel do setor de estatística é fundamental. Os relatórios mensais tem ajudado a unidade a conhecer a realidade e trabalhar os números de forma positiva para a população.

 

Sobre a IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.