Vacina contra gripe começa hoje em Morrinhos

Começa hoje em Morrinhos e vai até o dia 26 de maio a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). A meta da Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de brasileiros. A secretaria de Saúde de Morrinhos, tem a previsão de alcançar sua meta esse ano, a proteção deverá atingir cerca de 12.000 mil pessoas mais do que em 2016.

Inicialmente prevista para o dia 17 de abril. A vacinação contra a gripe foi antecipada. Começa hoje, a partir das 8 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. De acordo com o secretário de saúde André Luiz, a mudança veio do calendário do Estado. É que a mudança do clima já ocasionou no Brasil o surgimento dos primeiros diagnosticados com a doença. A antecipação, portanto, foi estratégica. “Ficamos felizes com a antecipação porque nos dá mais um pouco mais tempo ainda antes da chegada do frio, que é quando os postos ficam cheios de gente em busca da vacina.” Afirma o secretário, que completa dizendo que é preciso levar a sério, que não é à toa que a campanha está sendo antecipada. A mudança de clima já ocasionou gripe em muita gente, motivo pelo qual é obrigatório a participação de todos que estão nos chamados grupos de risco. “Tem que levar muito a sério a vacinação”, frisa. “Depois que a dose da vacina é aplicada, ainda leva uns cinco dias para ela imunizar o organismo. Este período pode ser suficiente para se contrair a gripe. E acredite que ninguém que isso.” Disse o secretário André Luiz.

Nos grupos de risco que devem obrigatoriamente se vacinar:

De 17 à 20 de abril ­ Todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

De 24 à 05 de Maio ­ Idosos – Indivíduos com 60 anos ou mais.

De 02 à 12 de maio ­ Crianças de seis meses a menores de cinco anos, Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional e Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto.

De 08 à 12 de maio – Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

De 15 à 19 de maio – Professores de escolas públicas e particulares (mediante apresentação de comprovante de vínculo e documento com foto)

De 22 À 26 de maio – Todos os grupos com as pessoas que ainda não foram vacinadas, como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas deverão receber a vacina influenza, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.