OK 05

OK 01

A barraca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura está funcionando no Parque de Exposições Sylvio de Melo desde o início da 42ª ExpoMorrinhos. Nesta quarta-feira, 1 de junho, foi realizada uma programação especial no local: o tradicional Mutirão das Fiandeiras, que neste ano reuniu cerca de 600 pessoas, dentre elas, participantes dos programas sociais da prefeitura, fiandeiras e familiares, além de fiandeiras dos municípios vizinhos de Caldas Novas e Vicentinópolis.

As fiandeiras cardaram e fiaram na festa agropecuária, buscando manter a tradição, que é passada de geração em geração.

Dona Marlene Ferreira da Silva é fiandeira há 60 anos e fica esperando por este encontro o ano todo. Ela conta que adora trabalhar com algodão e já fez cobertores, calças, toalha e até lençol. “Essa arte está ficando meio fora de moda e nosso objetivo aqui é não deixar a tradição acabar, transmitindo para nossos filhos e netos o prazer de cardar e fiar”, destaca a senhora.

“Este é um momento de alegria e descontração, que reúne as fiandeiras e todos os nossos programas sociais. É um prazer para nós receber aqui companheiros de cidades vizinhas e, juntos, compartilhar esta maravilhosa festa. O resgate da nossa cultura é muito importante, promovendo sempre a integração, através das danças, teatro e a exposição de trabalhos manuais”, ressalta a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

Para o prefeito Rogério Troncoso, o mutirão das fiandeiras já é uma tradição da ExpoMorrinhos. “Esta é uma forma de valorizar a cultura da nossa cidade e manter a tradição das fiandeiras ao longo dos anos, repassando valores para as futuras gerações. Muito obrigado pela presença de cada um de vocês que vieram prestigiar este evento”, destaca Rogério.

Estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso; primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral; vice-prefeito Tércio Menezes; Secretário Municipal de Saúde, André Luiz; Suplente de Vereador, José Fala Grossa; Superintendente Municipal de Esportes, Toninho de Freitas; Secretária Municipal de Ação Social de Caldas Novas, Flávia Lima; e primeira dama de Caldas Novas, Lilian Ferreira.

Apresentações culturais
Os visitantes de Caldas Novas e Vicentinópolis foram recepcionados e acolhidos. Logo na entrada, eles receberam lembrancinhas confeccionadas pelos programas sociais da prefeitura. Todos os festeiros ganharam um echarpe de presente.

A programação foi recheada de várias apresentações culturais e exposição de trabalhos manuais confeccionados pela terceira idade. Na abertura teve café da manhã e seleção de músicas de forró.

As apresentações musicais foram a atração da programação: Coral do Grupo de Convivência Assembleia de Deus; Núcleo de Assistência Social Morro da Saudade; música especial com Eva Lopes e Leontinho da equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Fazenda Araras; Coral da terceira idade do Núcleo de Assistência Social do Setor São Francisco de Assis; uma coreografia apresentada pelas alunas do CRAS, intitulada “dança da peneira”; Centro de Integração Idade Feliz cantou o Hino da Terceira Idade.

Em seguida foi a vez dos CRAS de Caldas Novas e Vicentinópolis darem a sua contribuição. O professor Lélio e a palhaça Tonica fizeram uma apresentação cômica, descontraindo as pessoas presentes. Integrantes do CRAS da Cidade das Águas Quentes também encenaram a música “Maria Chiquinha”, de Sandy e Júnior. Depois foi a vez do professor Xuxa do CRAS Lago das Brisas, juntamente com seus alunos, fazerem uma apresentação ritmada.

Também teve uma apresentação cover da cantora Paula Fernandes feita pelas alunas da terceira idade do CRAS de Morrinhos.
No encerramento foram homenageadas várias fiandeiras pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade, representadas pela centenária Jovita dos Reis e Silva.

O prefeito Rogério Troncoso e a primeira dama Terezinha Amaral também receberam homenagens das fiandeiras e seus familiares.

OK 02

OK 03