A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está preparando a entrega de mais 300 cartões do Programa Energia Solidária, referente à 2ª etapa do projeto instituído pelo prefeito Rogério Troncoso logo no início de sua administração, com a finalidade de custear parte das faturas de eletricidade das famílias de baixa renda. A definição da data de entrega está dependendo apenas da Caixa Econômica Federal, responsável pela confecção dos cartões, de acordo com informação da SDS.
O Programa Energia Solidária é desenvolvido em três etapas, sendo que a primeira aconteceu no dia 31 de janeiro último, quando 400 famílias cadastradas receberam o benefício. Na segunda etapa do Programa mais 300 cartões serão entregues, totalizando 700 cartões.
O Programa Energia Solidária concede, mensalmente, um auxílio no valor de 30 reais na tarifa de energia elétrica. “Embora o valor do benefício de 30 reais possa parecer insignificante para aqueles que têm altos ganhos mensais, para as famílias de baixa renda essa quantia significa uma expressiva economia em seu orçamento”, avalia a primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha do Amaral.
Para ser beneficiária do Programa, a pessoa tem que comprovar renda de até 1.500 reais, ter conta de energia em seu nome, ter consumo de 150 kilowatts/hora, além de provar que reside no município por no mínimo 3 anos. É necessário também a pessoa estar inscrita no Cadastro Único de programas assistenciais mantidos pelo governo federal.
O Programa da Energia Solidária, em Morrinhos, é desenvolvido com verba da própria Prefeitura, apesar das grandes dificuldades financeiras que os pequenos municípios brasileiros atravessam no momento. Os gastos nas três etapas do programa devem chegar a 30 mil reais por mês.

Por Jorivê Siqueira

OK Energia Solidaria - Cartao -