DENGUE-1

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, atualiza, nesta quarta-feira (23), os números de casos de Dengue no Município de Morrinhos em 2016. De acordo com o relatório, são 173 notificações registradas nas 13 primeiras semanas deste ano, das quais 95 foram descartadas, 68 confirmadas e 10 encontra-se ainda em análise.

As inúmeras ações emergenciais que a Prefeitura de Morrinhos vem colocando em prática sucessivamente nas últimas semanas, objetivando eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, estão rendendo resultados altamente positivos. As notificações de possíveis casos da doença são cada vez menores.

Segundo Josyane Cruvinel, Coordenadora do Núcleo Municipal de Vigilância Epidemiológica, os números atuais do relatório sobre a Dengue no Município, são bastante animadores e são frutos das estratégias que o poder público, aliado a uma mobilização geral da população, vem adotando para diminuir a proliferação do Aedes aegypti em todos os setores da cidade.

“Enquanto em outros municípios do estado de Goiás o número de casos de dengue cresce todos os dias, Morrinhos tem o privilégio de registrar cada vez menos notificações de casos suspeitos e a maioria deles é descartada. É o resultado altamente positivo da mobilização da Prefeitura e de toda a população, que estão cada vez mais empenhados na difícil tarefa de combater o terrível mosquito, responsável pela transmissão da Dengue, da Chikungunya e do Zika vírus. Se cada um continuar fazendo a sua parte, eliminando todos os criadouros do Aedes aegypti, a tendência é termos uma cidade com um número cada vez menor de casos de Dengue”, pontua a coordenadora.

Josyane Cruvinel alerta, entretanto, que a batalha contra o mosquito Aedes aegypti não pode ter trégua e todos devem continuar exercitando as medidas efetivas de combate ao mosquito, eliminando totalmente os seus criadouros que se formam facilmente dentro de casa e nos quintais. “Não podemos descuidar hora nenhuma. Qualquer recipiente que pode conter água parada, precisa ser eliminado. De nada adianta querer combater o mosquito quando ele está voando por aí. Temos que combater as larvas que estão nos criadouros e, assim, evitar que elas se transformem em mosquitos”, enfatiza.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar