aedes-aegypti-um-vetor-sem-controle-3-638

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela prevenção e controle de doenças no município, atualiza nesta quarta-feira (4), os números da Dengue em Morrinhos em 2016. O relatório mostra que o número de notificações de ocorrências ainda é pequeno, mas vem subindo semana a semana. “Estamos registrando uma média de 6 casos de Dengue por semana em Morrinhos. Nas primeiras 10 semanas deste ano tivemos 62 confirmações de Dengue clássico, com 62 descartes e 13 ainda em análise. No mesmo período do ano passado, tivemos 170 casos confirmados, ou seja, quase três vezes mais que no início de 2016. É, pois, uma redução muito significativa”, avalia a coordenadora do Núcleo, Josyane Cruvinel.

Para o prefeito Rogério Troncoso, o número de casos da dengue em Morrinhos vem diminuindo significativamente graças às ações que a Prefeitura e a sociedade vêm desenvolvendo para detectar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti que, além da dengue, transmite também a Chikungunya e o Zika vírus. “Graças a essa participação efetiva da nossa comunidade, estamos conseguindo vencer a batalha contra o Aedes aegypti em nosso município e, mais uma vez, ressaltamos a importância do envolvimento de todos na luta para não deixar o mosquito nascer, cada um fazendo a sua parte na tarefa de eliminação dos focos de criação do Aedes”, enfatiza o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, André Luiz, afirma que a população vem respondendo positivamente ao apelo para participar mais ativamente das atividades que visam o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Só a atuação conjunta do governo e da população levará ao controle da doença em nosso município. E, felizmente, todos os segmentos da nossa sociedade estão conscientes de que devem se empenhar cada vez nas ações destinadas a eliminar os focos de criação do mosquito vetor”, ressalta.

O secretário observa, entretanto, que o pequeno número de casos de dengue, neste começo de ano, não pode ser motivo para a população se acomodar e diminuir seu cuidado com os criadouros do mosquito que, aliás, deve, sim, ser intensificado. “Não podemos vacilar em momento algum, diminuindo as ações contra a proliferação do mosquito e é importante a comunidade fazer a sua parte. É bom lembrar que é exatamente nos meses de março, abril e maio, que ocorre a maior incidência de casos”, sublinha o secretário.

O mosquito Aedes aegypti tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, onde se formam 85% dos criadouros. A presença dos agentes de combate à dengue cumprem rotinas de visitas residenciais que são muito importantes para a eliminação dos focos de criação do mosquito da Dengue, da Chikungunya e do Zika vírus.

Os agentes realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências. Aplicam larvicidas e inseticidas quando necessário e orientam a população a respeito da prevenção e controle de doenças, como dengue, chagas, leptospirose e raiva.

E o cidadão não pode esquecer que agora é lei: os proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis, a qualquer título, por imóveis no Município de Morrinhos são obrigados a permitir o ingresso nos mesmos do agente de saúde e/ou da autoridade fiscal responsável pelo trabalho de controle do mosquito, para a realização de inspeção, verificação, orientação, informação, aplicação de inseticida ou qualquer outra atividade específica de combate ao vetor, por se tratar de risco iminente à saúde pública e à vida. Quem não obedecer a essa determinação estará sujeito às infrações e penalidades previstas em lei e que resultarão no pagamento de multas.

Governo da Cidade de Morrinhops
O Povo em Primeiro Lugar