20151203_093643

A Superintendência Municipal de Trânsito recebeu ontem (3), em suas instalações no Setor Aeroporto, a visita de 23 alunos do Curso de Engenharia do Tráfego do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), unidade de Goiânia. Os estudantes vieram a Morrinhos para uma pesquisa de estudo e pesquisa do trânsito local e, na oportunidade, ouviram uma palestra proferida pelo superintendente Antônio de Jesus Santana sobre a realidade do trânsito em Morrinhos.

Os 23 alunos envolvidos do Curso Técnico em Trânsito são coordenados pelo engenheiro civil e professor do IF Goiano, Paulo Fernando Ascenção Pinto, da disciplina “Pesquisa de Tráfego e Engenharia de Tráfego”.

Os alunos do IF Goiano contam com a supervisão de professores e o apoio técnico da Superintendência Municipal de Transito (SMT). A pesquisa faz parte de um trabalho acadêmico, realizado no final de cada semestre. Os dados começaram a ser colhidos na última quinta-feira, 03 de dezembro. O trabalho se estenderá até amanhã, sábado, dia 05.

Existem dois tipos de abordagens aos condutores do município. Uma equipa se dedica à pesquisa de origem e destino dos veículos, que busca identificar o número de carros oriundos de outras cidades, que gera uma estimativa de visitantes. Há também a pesquisa de velocidade pontual, que serve para estabelecer a porcentagem de condutores que desrespeitam os limites de velocidade impostos por lei.

O coordenador da turma, Paulo Fernando Ascenção Pinto, disse que a pesquisa é dividida em pelo menos quatro turnos, durante três dias. “Vamos fazer uma pesquisa simplificada, com alunos e educadores, para entender os parâmetros dos condutores que trafegam em Morrinhos. É uma análise inicial, que pode se desdobrar em muitas outras”, disse o professor.

A Superintendência Municipal de Trânsito informou que dados fornecidos pelo relatório da pesquisa serão utilizados para implementação de melhorias no trânsito. As informações serão repassadas pelo IF Goiano até o próximo mês.

20151203_094605

Governo da Cidade de Morrinhos