OK DSC02483

OK DSC02470

Projeto DETRANZINHO ensina regras de trânsito a alunos de 4 a 6 anos, objetivando transformá-los em motoristas adultos conscientes quanto às suas responsabilidades para um trânsito mais seguro, mais organizado e sem acidentes.

Desde abril último, os alunos das escolas municipais de Morrinhos estão vivendo uma experiência diferente. Além dos livros e disciplinas tradicionais, eles participam de atividades educativas, sendo incentivados a repensarem o trânsito, por meio dos projetos DETRANZINHO e Palestra Educativa. Os trabalhos são realizados pelo Detran-Goiás, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As atividades do projeto foram iniciadas no último mês de abril nas escolas da Rede Municipal de Ensino e se encerram nesta quinta-feira (25), nas três escolas restantes, Humberto Jacinto Pereira, Mary do Carmo e Olga Hannun de Castro Rosa.

Segundo o Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana, o Projeto DETRANZINHO busca sensibilizar os alunos envolvidos a praticarem e multiplicarem seus conhecimentos, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education.

“O DETRANZINHO consiste na transmissão de conhecimentos sobre o trânsito em diferentes estágios e conta com um micro-ônibus totalmente adaptado, chamado de “plataforma” que abriga as atividades pedagógicas. O trabalho é iniciado com uma palestra educativa, na qual os alunos recebem orientações sobre segurança e legislação de trânsito. No segundo momento, é realizada a atividade Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma minicidade); e Cidade para Todos– níveis I e II. Nesse estágio, os alunos são estimulados a construir uma cidade, focados na busca por soluções para maior segurança, acessibilidade e fluidez no trânsito”, explica Santana.

Para encerrar a dinâmica do Projeto DETRANZINHO, os alunos são convidados a guiar um carrinho de controle remoto em uma maquete de 6 metros quadrados construída com blocos de montar Lego. “A maquete tem as principais características das vias de uma cidade. Na maquete da minicidade há ainda semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados. No interior do micro-ônibus, há monitores, nos quais os alunos podem acompanhar a movimentação do trânsito na minicidade”, esclarece o titular da SMT.

Toda a dinâmica do DETRANZINHO tem a duração de duas horas. As palestras educativas do projeto também têm tido grande receptividade por parte da comunidade escolar. “As palestras levam informações detalhadas sobre segurança no trânsito e buscam incentivar os alunos, nossos futuros motoristas, a assumirem posturas seguras, com o objetivo de prevenir acidentes. É muito gratificante ver como os alunos participam efetivamente do projeto, demonstrando, desde já, que querem crescer conscientes de suas responsabilidades como futuros motoristas”, pondera Santana.

Os trabalhos do Projeto DETRANZINHO foram desenvolvidos pelo Detran-GO, em parceria com a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Na abertura dos trabalhos, em abril último, foi promovida uma cerimônia que contou com a participação do Superintendente da SMT, Antônio de Jesus Santana, diretores, professores e alunos da Rede Municipal de Educação.

OK DSC02479

OK DSC02474