DSC_0013

DSC_0001

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com o Detran de Goiás e a Polícia Militar, iniciou, no último dia 14, as atividades do Programa Detranzinho 2016, com uma palestra, no Centro Administrativo, para diretores de todas as escolas das redes municipal, estadual e particulares. O cronograma de ações do projeto, em Morrinhos, terá duas etapas este ano: a primeira, iniciada no último dia 14, prosseguirá até a próxima sexta-feira (18) e a segunda, que vai de 28 de março a 1º de abril.

“O Detranzinho é um projeto que busca incentivar os alunos a repensarem o trânsito. Após a conscientização, os alunos participam de brincadeiras lúdicas com peças da Lego, que formam uma minicidade. O Detranzinho tem o objetivo de sensibilizar os alunos a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metologia do Aprender Fazendo, da Lego Education. As crianças ainda podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Elas montam uma cidade cenográfica do trânsito intitulada “Minha Cidade Legal”. Consiste em um tapete pedagógico com seis quadrantes em que os alunos constroem, de forma lúdica, uma minicidade utilizando blocos de montagem.”,
explica o Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana.

DSC_0004

Durante a campanha educativa Detranzinhoa, que este vai até o dia 1º de abril, serão proferidas palestras nas escolas municipais da zona urbana e rural, além de blitz educativas nos principais pontos de Morrinhos. Nas palestras são abordados temas sobre o fluxo do trânsito, como atravessar a rua corretamente, importância da utilização do cinto de segurança e da faixa de pedestres, vias utilizáveis e tráfego de pessoas, dentre outros.
As ações do Detranzinho terão continuidade durante a Semana Nacional do Trânsito, realizada simultaneamente em todo o país, entre os dias 18 a 25 de setembro, todo ano.

A iniciativa faz parte da metodologia do “Aprender Fazendo”, da Lego Education, a qual estimula os alunos a buscarem formas de contribuir para melhorias no trânsito, o ir e vir das pessoas e comportamento seguro.

Em Morrinhos, o Detranzinho está sendo levado a 16 escolas das redes municipal, estadual e particular, e também ao Projeto Pró-Cidadão. As escolas onde as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas, são as seguintes: Escola Municipal Dom Bosco, Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo, Escola Municipal José Cândido da Silva, Escola Municipal Kleyton de Sousa Peres, Escola Municipal Lindolfo Alves Pinto, Escola Municipal Professor Humberto Jacinto Pereira, Escola Municipal Professora Mary do Carmo, Escola Municipal Professora Olga Hannun de Castro Rosa, Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, Escola Estadual Alfredo Nasser, Escola Estadual Gertrude Lutz, Colégio Goyaz, Escola Educacional Construindo o Amanhã e Ginásio Senador Hermenegildo de Morais.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar