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A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) divulga nesta quinta-feira (7), relatório completo dos trabalhos realizados na área de educação para o trânsito em 2014, 2015 e no início de 2016. O documento vem assinado pelo titular do órgão, Antônio de Jesus Santana, e destaca que o objetivo principal das ações realizadas foi e é de sempre buscar a conscientização da sociedade morrinhense, jovens e crianças para a responsabilidade com o trânsito, além de atender o que determina o Código de Trânsito – CTB -, tendo em vista os índices preocupantes de acidentes de trânsito, especialmente com vítimas, que vêm ocorrendo cotidianamente nas vias da cidade de Morrinhos, conforme dados da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do SAMU.

As ações relacionadas no relatório são pertinentes ao Projeto “Descobrindo o Trânsito – o aluno como sujeito de sua própria formação” -, que trabalha o tema de educação no trânsito em sala de aula, com o objetivo, de formar os futuros condutores, pedestres e ciclistas, formando uma consciência cidadã, crítica e reflexiva nos alunos, pais e professores do município de Morrinhos, em relação ao comportamento e à prevenção de acidentes de trânsito, por meio de abordagens metodológicas e didáticas, que englobam as mais diversas áreas do conhecimento, através do tema transversal de Educação para o Trânsito.

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“Tal iniciativa visa estender o conhecimento obtido no âmbito escolar, ou seja, dentro da sala de aula, à família e à comunidade em geral, bem como resgatar e proporcionar experiências, perspectivas e mesmo conhecimento dos preceitos básicos de conscientização e educação e, não apenas, a punição. Assim, não só o aluno será diretamente atendido, mas as mudanças provocadas afetarão diretamente a sociedade que vivem e convivem cotidianamente”, explica Santana.

De acordo com o relatório, o projeto “Descobrindo o Trânsito – o aluno como sujeito de sua própria formação” – é dividido em três fases de abordagem ao longo de um ano letivo:

Na primeira fase, é feita a inclusão da disciplina “Descobrindo o Trânsito” no currículo da educação pública municipal para os alunos do 1º ao 8º ano – 1ºe 2º semestres, através do Sistema Pomares de Ensino, com o objetivo de modelar, construir e aperfeiçoar os futuros cidadãos usuário das vias públicas. Nesta fase, ocorre também a distribuição de materiais educativos e de apoio complementar, adquiridos e elaborados através da parceria entre a SMT e o Detran de Goiás.

A segunda fase consiste em um círculo de palestras e abordagens metodológicas e didáticas nas unidades escolares e das práticas comuns da criança e do cidadão, no trânsito dos perímetros urbano e rural do município, visando associar conhecimento e prática na convivência social, familiar e escolar do aluno. Nesta fase, são utilizados os recursos metodológicos de apresentação, disponibilizados pelo Programa “Detranzinho”, como data-show, som, microfone, músicas, vídeos, brincadeiras e jogos.

Na terceira e última fase é realizado o “Concurso Descobrindo o Trânsito”, quando os alunos desenvolvem trabalhos educativos, através de seus professores, dentro da Semana Nacional de Trânsito, com premiação em diversas classificações, visando trazer para a realidade prática e social da vida, os conhecimentos obtidos em sala de aula, buscando sempre uma proposta de remodelação das práticas inerentes do trânsito brasileiro.
Para encerrar o projeto, as premiações são entregues em uma solenidade que marca a Semana Nacional de Trânsito, paralelamente à realização de várias outras ações de intervenção social, como blitzes educativas, panfletagens e caminhadas.

“Com isso, buscamos ao longo de um ano de trabalho, alcançar os objetivos almejados pelo projeto de ir além da transmissão pura de conhecimentos, demonstrando na prática vivenciada a dia pelo aluno, professor e condutor, que se pode sim, alterar a realidade das condições de trânsito em nossa cidade e em nosso país por meio da educação”, conclui o relatório da SMT.

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O Povo em Primeiro Lugar
Por Jorivê Siqueira