aedes

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, informa que o número de notificações de casos suspeitos de dengue, em Morrinhos, vem subindo semana a semana, confirmando, assim, as previsões feitas pelo órgão sobre a tendência de aumento com a chegada das chuvas e do verão, fatores altamente favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Antes, a média semanal, que era de 2,3 notificações, agora subiu para 12 notificações. “A boa notícia, entretanto, é que dos casos notificados, até agora, nenhum foi confirmado, ficando mesmo só na suspeita”, comemora a coordenadora do Núcleo, Josyane Cruvinel.

Josyane explica que o aumento do número de casos notificados se deve ao fato de que as pessoas estão bastante alarmadas e com muito medo de terem sido contaminadas pelo mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. “Qualquer sintoma de febre e dor pelo corpo que as pessoas sentem, causadas por alguma virose, elas pensam logo que estão doentes e correm em busca de ajuda”, comenta a coordenadora.

Josyane observa, entretanto, que o baixo número de notificações de suspeitas de dengue, que o Núcleo de Vigilância Epidemiológica vem registrando nos últimos dias, não deve desestimular a população no combate aos focos de criação do mosquito que, a cada dia, sofre mutações e fica cada vez mais resistente e, assim, vai se espalhando mais facilmente por todos os lugares.

“É importante ressaltar que o combate ao mosquito não pare nunca e nem diminua, em nenhum momento, principalmente dentro de casa onde estão mais de 80% dos criadouros”, salienta Josyane.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar
Por Jorivê Siqueira