OK Vacinação

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo acontece neste sábado (15), em todos os PSFs, no Centro de Saúde e nos Postos de Saúde dos povoados do Rancho Alegre, Trevo de Pontalina, Marcelânea e também em mais um posto que funcionará na Escola Rotary. O horário de vacinação será das 8 às 17 horas. As mães não devem esquecer de levar o cartão de vacinação dos filhos. Na oportunidade, todos os cartões serão atualizados.

Cerca de 100 profissionais da saúde estão trabalhando com muita dedicação, tanto na área rural quanto na cidade, para que a campanha alcance a meta estipulada para este ano.

A conscientização sobre o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo está sendo feita pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela realização da campanha em Morrinhos. A coordenadora do órgão, Josyane Cruvinel, chama a atenção das mães para a necessidade de levarem os filhos com idade de 6 meses e até 5 anos incompletos para receberem a indispensável vacina.

Vitamina A
As crianças menores de cinco anos que serão imunizadas contra a Paralisia Infantil e o Sarampo devem tomar também a megadose da vitamina A, necessária para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e essencial para a saúde dos olhos.

Josyane Cruvinel enfatiza a importância da Vitamina A para a prevenção de várias doenças em crianças: “É extremamente importante que as crianças recebam também a megadose da vitamina A no mesmo dia em que vão ser vacinadas contra a Poliomielite e o Sarampo ou mesmo fora dos dias da campanha. A vitamina A contribui para reduzir o risco de doenças dos olhos, contribui para a diminuição da mortalidade infantil e da mortalidade materna por infecção pós-parto. Além disso, ela reduz a gravidade das infecções, como a infecção respiratória aguda e diarreia, além de manter a saúde da visão e dos olhos e é fundamental para o crescimento saudável das crianças. Portanto, as mães não podem esquecer da Vitamina A”, explica a coordenadora.

A Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começou no último dia (3) na zona rural e prosseguirá até o dia 28. Na cidade, a vacinação terá início neste sábado (15), também Dia D Nacional da Campanha.

Datas e locais de vacinação para a zona rural:

Dia 12/08, quarta-feira – Região do Tijuqueiro, no centro comunitário local;

Dia 13/08, quinta-feira – Região do Lageado, na residência de Helen Cássia;

Dia 17/08, segunda-feira – Região da Marcelânea, na escola local;

Dia 18/08, terça-feira – Povoado do Rancho Alegre, no posto de saúde local;

Dia 19/09, quarta-feira – Povoado do Trevo de Pontalina, no posto de saúde local;

Dia 20/08, quinta-feira – Região Araras, na capela local;

Dia 21/08, sexta-feira – Região Santa Rosa, na capela local;

Dia 24/08, segunda-feira – Região da Serrinha;

Dia 25/08, terça-feira – Região da Vertente Rica;

Dia 26/08, quarta-feira – Região da Serra, na capela local;

Dia 27/08, quinta-feira – Região do Macaco;

Dia 28/08, sexta-feira – Região do Lageado, na fazenda de Joaquim Rufino.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira