Matrícula para educação especial e inclusiva nas escolas da rede municipal termina dia 14 de janeiro

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Educação, informa aos pais e responsáveis que encerra nesta terça-feira, 14 de janeiro, o período de matrícula para alunos da rede municipal que possuem alguma deficiência bem como necessitam de acompanhamento profissional.  Aos que encaixam nesse perfil de educação especial e inclusiva devem comparecer na sede da Semed, no departamento de Coordenação de Inclusão, munidos de laudo médico atualizado e passar por avaliação com a equipe multiprofissional (psicólogo, fonoaudiólogo e educador social).

Segundo informações da coordenação pedagógica, até o presente momento a Prefeitura disponibiliza 30 profissionais de apoio nas seis escolas (Kleyton Peres, Dom Bosco, Professor José Cândido, Eudóxio de Figueiredo, Celestino Filho e Mary do Carmo) que atendem 106 estudantes da inclusão. Para o ano letivo de 2020, os números podem aumentar. “A educação inclusiva permite que alunos portadores ou não de necessidades especiais dividem a mesma classe. Além do ensino, a unidade escolar possui uma infraestrutura adequada para atender as necessidades dos estudantes. Por isso, é necessário ter avaliação para fazer o encaminhamento do aluno para unidade que terá o suporte adequado”.

A coordenadora de inclusão, Janice Lopes, confirma que o público-alvo da educação especial são alunos com deficiência física, deficiência múltipla, deficiência intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual, e outras. “Lembramos que esse trabalho tem como objetivo atender as especificidades dos alunos que constituem seu público e assim garantir a educação para todos. Os profissionais recebem formação específica para atender aos objetivos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva”.

Para mais informações falar com Janice Lopes, Luiz Carlos do Nascimento e Adriana Maria pelo contato telefônico: 64. 3417.2065. O atendimento é feito, no turno matutino, na Secretaria de Educação, localizada no Centro Administrativo Joviano Fernandes.

Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?