Biografia da saudosa Dolores Troncoso Chaves (Lolita)

Biografia da saudosa Dolores Troncoso Chaves (Lolita)

 

Dolores Troncoso Chaves, conhecida por “Lolita”, nasceu em Pires do Rio, no dia 12 de Abril de 1932. Filha de David Troncoso Carrera, de origem espanhola, e Vitória Rodrigues, mineira. Em sua infância morou em Pires do Rio e Uberaba. No ano de 1938, mudou-se para Morrinhos, seu pai, David Troncoso, seria o novo dono do Grande Hotel. Nessa época Morrinhos tinha 50 anos, e Lolita, tinha 07 anos de idade. Em Morrinhos ela viveu toda a sua vida.

Em 1949, Lolita conheceu Darcy Chaves, “querido e companheiro”, era assim que ela se referia a ele, com quem se casou em 03 de Janeiro de 1951 na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Tiveram seis filhos: Nilo Sérgio, Álvaro Nicolás, Rogério Carlos, hoje prefeito da cidade de Morrinhos-GO, Bernadete de Lourdes, Darcy Chaves Júnior e Aurélio Ricardo. Atualmente sua linhagem ainda consta de 16 netos e 06 bisnetos.

Lolita seguiu sua carreira profissional como professora, formada pela UFG em Matemática e Ciências. Lecionou em vários regimes escolares e em diversos colégios em Morrinhos. Também ocupou cargos importantes na educação durante 41 anos. Foi fundadora do Conselho Municipal da Cultura, da Academia Morrinhense de Letras, da Casa da Amizade de Morrinhos e do Centro Educacional de Morrinhos (CEM), onde lecionou durante anos.

Ela também foi presidente da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos, por 02 anos, e brindou a população morrinhense com uma grande peça teatral “O Auto da Paixão”, idealizado, planejado e realizado com a força e a garra dessa grande mulher.

Depois de aposentada, sentindo a falta de estar próxima à criança e a juventude, Lolita começou a escrever. Autora de 03 livros: O Poder dos Três Amigos (2002), Conflito Interior (2006-2007) e As Metamorfoses (2007).

Dolores Troncoso Chaves passou por essa vida, por esse mundo, deixando seu rastro de sabedoria, amizade e amor. Em papéis coloridos escreveu a sua história de alegria, humildade, sabedoria e dedicação pela família.

1
Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by