Prefeitura disponibiliza realização de 300 exames de mamografia para as mulheres de Morrinhos

Com o objetivo de atuar na prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Saúde, possibilita que o público feminino residente no município realize exame de mamografia. A iniciativa se deu em função da Campanha Outubro Rosa, mas a intenção é que os pedidos sejam realizados em novembro. Foram expedidas 300 autorizações para a realização dos procedimentos relacionados à saúde da mulher. A solenidade de entrega ocorreu no Teatro Juquinha Diniz nas presenças do prefeito Rogério Troncoso, da primeira-dama Terezinha Amaral, do vice-prefeito Dr. Tércio Menezes, do secretário de Saúde André Luiz Dias Mattos e vereadores.

“É muito importante que as mulheres procurem a unidade de saúde da região onde residem para solicitarem o exame. Pela rede municipal elas têm acesso gratuito a mamografia. Quando se tem um diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores”, reforça André Luiz na abertura da programação.

“Queremos levar a importância do amor próprio e fazer a mulher entender que precisa se cuidar. A prevenção contra o câncer de mama tem que partir de nós, ninguém pode fazer isso pela gente”, comentou a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

De acordo com André Luiz, as UBSs do município fizeram uma intensa programação com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama e profissionais das áreas de medicina e enfermagem foram capacitadas para aprimorar a atenção prestada às pessoas e atualizar seus conhecimentos sobre o tema. “As mulheres que procuram pelo o exame na rede pública vão receber assistência de duas formas: pela Unidade Básica as pacientes requerem o pedido e depois de atendidas solicitam a autorização na Secretaria da Saúde e realizam o exame em uma das clínicas credenciadas”.

Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?