Mobilização dos CAPS em Morrinhos chama a atenção para o Setembro Amarelo

Nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Saúde, promoveu mobilização em alusão ao “Setembro Amarelo” considerado o mês de Prevenção ao Suicídio. Para tanto foi realizado um pedágio educativo, na Avenida Senador Hermenegildo de Morais, com a distribuição de material informativo e laços amarelos, símbolo da Campanha. As equipes dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial também ofertaram dinâmica com atividade física, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. O objetivo do evento foi fomentar diálogos de conscientização e prevenção.

O prefeito Rogério Troncoso e o secretário de Saúde André Luiz Dias além das coordenadoras Natasha Azeredo e Danielle Lima  e Paula Taynnara (NASF) acompanharam de perto toda a programação chamando a atenção da comunidade acerca do tema: “As pessoas precisam perder o medo de falar sobre o suicídio. O compartilhamento de informações ajudam a dar visibilidade a temática e estimulam o diálogo e a conscientização sobre problema e as formas de ajuda”, destacou André Luiz, que ainda acrescentou: A campanha é executada em setembro, mas a temática da prevenção do suicídio é trabalhada o ano inteiro, através da rede de atenção psicossocial de Morrinhos”.

Para abrilhantar ainda mais a manhã de valorização da vida, a organização incluiu apresentações e o teatro dos usuários do CAPS. O médico psiquiatra Frederico Urzeda deu sequência na roda de conversa abordando o assunto e reforçando que o trabalho de prevenção é essencial. Os servidores da saúde também entregaram uma rosa para os participantes da ação com a seguinte mensagem “Você tem valor” e um doce com a frase “Suspire pela vida”.

De acordo com o prefeito Rogério, às Unidades Básicas de Saúde intensificaram em 2019 ações voltadas à saúde mental, com ênfase na propagação de informação sobre a depressão, formas de tratamento, importância de falar sobre o assunto e de ajudar quem está mais vulnerável. Ele parabeniza o trabalho de toda Secretaria de Saúde e elogia a atuação dos CAPS no município: “Chamar atenção para a prevenção ao suicídio é muito importante. Ações como passeios, caminhadas ou o uso do laço, todos na cor amarela, contribuem para acender o sinal de alerta para a questão e conceder visibilidade à temática”, disse alertando a todos: “É preciso romper com os preconceitos existentes e isso só é possível com a disseminação de informação”.

->Centros de Atenção Psicossocial

Durante toda programação, o locutor Rodokó frisou sobre o trabalho dos CAPS de Morrinhos. A unidade do CAPS Ad é especializada em atender os dependentes de álcool e drogas e encontra-se localizada na Avenida A, nº 22, setor Oeste, onde acontecem todas as ações de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é 3417.2026. Já a unidade do CAPS Viva a Vida atende pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. O grupo é composto por psiquiatra, psicóloga, assistente social, enfermeira e terapeuta ocupacional. Os serviços são prestados na Avenida Couto de Magalhães, nº 152, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3417.3061.

Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?