Mobilização dos CAPS em Morrinhos chama a atenção para o Setembro Amarelo

Mobilização dos CAPS em Morrinhos chama a atenção para o Setembro Amarelo

 

 

Nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Saúde, promoveu mobilização em alusão ao “Setembro Amarelo” considerado o mês de Prevenção ao Suicídio. Para tanto foi realizado um pedágio educativo, na Avenida Senador Hermenegildo de Morais, com a distribuição de material informativo e laços amarelos, símbolo da Campanha. As equipes dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial também ofertaram dinâmica com atividade física, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. O objetivo do evento foi fomentar diálogos de conscientização e prevenção.

O prefeito Rogério Troncoso e o secretário de Saúde André Luiz Dias além das coordenadoras Natasha Azeredo e Danielle Lima  e Paula Taynnara (NASF) acompanharam de perto toda a programação chamando a atenção da comunidade acerca do tema: “As pessoas precisam perder o medo de falar sobre o suicídio. O compartilhamento de informações ajudam a dar visibilidade a temática e estimulam o diálogo e a conscientização sobre problema e as formas de ajuda”, destacou André Luiz, que ainda acrescentou: A campanha é executada em setembro, mas a temática da prevenção do suicídio é trabalhada o ano inteiro, através da rede de atenção psicossocial de Morrinhos”.

Para abrilhantar ainda mais a manhã de valorização da vida, a organização incluiu apresentações e o teatro dos usuários do CAPS. O médico psiquiatra Frederico Urzeda deu sequência na roda de conversa abordando o assunto e reforçando que o trabalho de prevenção é essencial. Os servidores da saúde também entregaram uma rosa para os participantes da ação com a seguinte mensagem “Você tem valor” e um doce com a frase “Suspire pela vida”.

De acordo com o prefeito Rogério, às Unidades Básicas de Saúde intensificaram em 2019 ações voltadas à saúde mental, com ênfase na propagação de informação sobre a depressão, formas de tratamento, importância de falar sobre o assunto e de ajudar quem está mais vulnerável. Ele parabeniza o trabalho de toda Secretaria de Saúde e elogia a atuação dos CAPS no município: “Chamar atenção para a prevenção ao suicídio é muito importante. Ações como passeios, caminhadas ou o uso do laço, todos na cor amarela, contribuem para acender o sinal de alerta para a questão e conceder visibilidade à temática”, disse alertando a todos: “É preciso romper com os preconceitos existentes e isso só é possível com a disseminação de informação”.

 

 

->Centros de Atenção Psicossocial

Durante toda programação, o locutor Rodokó frisou sobre o trabalho dos CAPS de Morrinhos. A unidade do CAPS Ad é especializada em atender os dependentes de álcool e drogas e encontra-se localizada na Avenida A, nº 22, setor Oeste, onde acontecem todas as ações de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é 3417.2026. Já a unidade do CAPS Viva a Vida atende pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. O grupo é composto por psiquiatra, psicóloga, assistente social, enfermeira e terapeuta ocupacional. Os serviços são prestados na Avenida Couto de Magalhães, nº 152, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3417.3061.

 

1
Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by