Desfile de 7 de Setembro em Morrinhos encanta e supera todas as expectativas

Às 16h, a avenida Couto de Magalhães já estava lotada, enquanto as delegações se preparavam para iniciar o Desfile 7 de Setembro. A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional na Escola Municipal Celestino Filho. O prefeito Rogério Troncoso, o vice Dr. Tércio Menezes, a primeira-dama Terezinha Amaral, a secretária de Educação Fabiana Toledo e demais autoridades estiveram na abertura oficial apresentando o tema de 2019: “Independência e Dignidade Conquista-se com Educação: A Leitura Liberta”.

Os primeiros a entrar na avenida foram os integrantes das corporações da Polícia Rodoviária Federal, dos Bombeiros, da Polícia Militar e Samu com suas viaturas, seguidos pelos alunos do Colégio da Polícia Militar de Goiás – CPMG/Xavier de Almeida com às bandeiras do Brasil, Goiás e Morrinhos.

Antecedendo os alunos da Guarda Mirim/Pró-Cidadão, que encantaram o público presente com o seu entusiasmo, passaram pelo corredor cívico 14 crianças da comunidade que nutrem admiração pela PM e 53 alunos do Programa Educacional Bombeiro Mirim, além da Ordem Demolay e os carros antigos.

Crianças e adolescentes de instituições municipais também incrementaram o desfile na avenida. À frente o Brasão de Morrinhos, a aluna da Escola Eudóxio de Figueiredo, foi quem conduziu. Em seguida, trazendo o tema do desfile “Independência e Dignidade Conquista-se com Educação: A Leitura Liberta”, às alunas Liryell Christiny e Júlia Cardoso abrilharam o percurso.  Representando o sonho de uma sociedade liberta, a aluna Franciane Veloso levou o sapatinho de cristal, símbolo dos sonhos e esperanças de uma realidade com educação plena para todos. O pavilhão nacional, conduzido por Maria Eduarda, Witalo e Vanessa, foi aplaudido por todos. Já, Francielly e Joelma, desfilaram com o estandarte da fanfarra municipal Cidade dos Pomares.

Com muita criatividade em frases, vestimentas e adereços, as escolas públicas reforçaram a temática da leitura n a magia dos contos de fadas com os seguintes temas: príncipes e princesas; princesa Jasmim do livro Aladin e a lâmpada mágica; chapeuzinho amarelo; saltimbancos; sítio do picapau amarelo; frozen; mulher maravilha; peter pan; mágico de oz; pinóquio; fada azul; harry potter; a bela e a fera; e as rosas do pequeno príncipe.

A Escola Alice Ferreira do Carmo recebeu centenas de elogios com a apresentação da música “Eu te amo meu Brasil” e a distribuição de lápis com versículos dos salmos e provérbios sobre liberdade, verdade e fé. Com o semblante cheio de felicidade, eles responderam com acenos os cumprimentos e aplausos do público. A Escola Celestino Filho teve a missão de levar às 27 bandeiras que representam os estados e o Distrito Federal.

Entre as novidades do desfile cívico foi a Cia de Ballet Inessa Apolinário. Para comemorar os 175 anos da Paróquia Nossa Senhora, a Escola Humberto Jacinto a homenageou em grande estilo com a Bíblia Sagrada e a figura de Nossa Senhora segurando o menino Jesus.

A Coordenação Regional de Educação também apoiou o desfile e arrancou bastante elogios. A participação dela começou por meio do CEPI Alfredo Nasser com a fanfarra, passando pelo Colégio Mariquita Costa que encantou com as músicas tradicionais de folia; depois foi a vez da Escola Rotary destacando a Igreja Matriz, a Orquestra de Violeiros Chico Flor e os catireiros de Morrinhos; finalizando com a Escola Doutora Gertrudes Lutz que abordaram a chegada dos padres estigmatinos em Morrinhos.  Seguindo o tema, a Escola Senador Hermenegildo de Morais declarou seu amor pela Cidade dos Pomares por acolher  Maria como exemplo de fé e serviço da comunidade.

Na avenida, também não poderia ficar de fora as tradicionais Escolas Estaduais que capricharam e trouxeram muito brilho e cores para a comunidade morrinhense: Colégio Coronel Pedro Nunes e Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho. Um falou da Padroeira e homenageou a saudosa Mariinha e o outro destacou a cultura egípcia.

Outra atração que também foi bastante esperada, novidade no desfile e emocionou professores e alunos, trata-se da Banda Marcial Professor Bruno José Vieira, do CEXA. O grupo conseguiu reunir ex-diretores, coordenadores e representantes da unidade escolar para recordar bons momentos vividos. Uma belíssima apresentação com a banda coroou o desfile com chave de ouro e consagrou como o maior 7 de Setembro da história de Morrinhos.