Prefeitura realiza audiência pública para debater a LDO 2020

A Prefeitura de Morrinhos, por meio do Departamento de Contabilidade, realizou nesta segunda-feira, 15 de abril, no auditório da Câmara de Vereadores, Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2020. Os servidores públicos, parlamentares e comunidade presente na programação, puderam conhecer o planejamento que a administração pública está organizando e ainda participar das discussões por meio de sugestões.

O assessor contábil, Vinícius Henrique Pires Alves, explicou como funciona a LDO e a importância da população em discutir as ações orçamentárias, que impactarão o trabalho da administração municipal. “Essa audiência discute sobre as metas e prioridades para 2010, pois quando a gente fala em planejamento, nós temos que falar dele antes dele acontecer. Então, pra tratar o que vai acontecer no próximo ano, nós já estamos debatendo agora com todas as secretarias. E a participação da população é interessante, para ela possa entender e opinar nos projetos e programas, além de alocar novos valores para as ações já desenvolvidas. É preciso acompanhar quais são as prioridades e colaborar com o município nesta gestão”, disse.

O prefeito Rogério Troncoso, no uso de seu discurso, abordou sobre assuntos que envolvem o município na questão de repasses do governo nas áreas de saúde e educação e também sobre o IPAM. Segundo ele, foi encaminhado ao Tribunal de Contas dos Municípios notas explicativas sobre o déficit apresentado no fechamento das contas de 2018 com justificativas do município ter de arcar sozinho com as despesas.  “A LDO compreende as metas, projeções e prioridades da administração pública, incluindo as despesas e receitas em curto prazo, equivalente ao exercício de um ano. A LDO também orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual. O objetivo é debater, esclarecer e direcionar a aplicação dos recursos públicos”, comentou.

Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?