Quem foi Maria Célia Barbosa: enfermeira homenageada com nome de prédio público

Maria Célia Barbosa nasceu em 21 de abril de 1925 em Ipameri/Go. Filha de Uziel de Souza Barbosa e Nazária Barbosa. Desde criança era caridosa, amável e gostava da área da saúde.Formou-se na Escola de Enfermeiras do Hospital São Vicente de Paulo, em 25 de abril de 1949, na capital de Goiás, Goiânia. A convite dos médicos Dr. Jurandir e Dr. Chaves veio para Morrinhos prestar serviços no hospital existente da época. Ela foi a primeira enfermeira com diploma a atuar na cidade.

Logo em seguida casou-se com Tarcísio José da Silva, conhecido como Didi Caetano, com quem viveu aproximadamente 30 anos e teve dois filhos: Uziel José (formado na área da mãe) e Lincoln José (servidor público da Funasa).

Célia era conhecida como Célia Parteira, pois realizou mais de três mil partos consequentemente atingindo a marca de mais de um mil afilhados na Cidade dos Pomares. É interessante ressaltar que ela fazia os partos com autorização dos médicos que tinham pela mesma um grande apreço profissional devido sua atuação íntegra.

Célia trabalhou com médicos renomados como Dr. Silvio de Melo, Dr. Antônio Júlio e Dr. Philemon, tendo a honra de aprender muitos procedimentos da área da saúde. Durante sua trajetória sempre foi vista como uma pessoa feliz, caridosa e humana. A exemplo disso, doava seu trabalho para as pessoas que não poderiam pagar.

Nas horas vagas gostava de cozinhar e ler bons livros. Era de pele morena, cabelos crespos, estatura média e sempre usava roupas brancas. Amava Morrinhos, sua profissão, esposo e seus filhos. Faleceu em 12 de agosto de 1978 em decorrência de problemas cardíacos deixando um legado de superação, crença em Deus e obediência.

Para estar sempre viva nos corações dos morrinhenses, a Câmara Municipal de Morrinhos aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador sargento Romero, nomeando o prédio público, do Centro de Reabilitação em Fisioterapia de Morrinhos, com seu saudoso nome de batismo. Diante de suas atribuições legais, o prefeito Rogério Troncoso sancionou a Lei nº 3.338 de 21 de junho de 2018 homenageando a enfermeira Célia Parteira.

Célia deixou saudades nos seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos, esposo, dois filhos, noras e cinco netos.

Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?