Com a utilização da coleção ‘Aprendizagem em Ação’ Morrinhos melhorou notas nos índices do Ideb

Através de novos métodos e ações e também  uma nova proposta de exercícios de Matemática, baseados nas habilidades que as crianças e adolescentes deveriam desenvolver no transcorrer do ensino fundamental, está levando alguns municípios brasileiros ao sucesso nas médias do Ideb. Imagine sequências de exercícios organizados a partir de um novo sistema de itens de respostas, capazes de levar em conta diferentes raciocínios feitos pelos estudantes ao responderem e assim reconhecer o padrão de raciocínio adotado. Este é o formato da Coleção Aprendizagem em Ação – Oficina da Matemática, que vem sendo usada com sucesso por algumas prefeituras do país e que também foi adotado pela educação municipal de Morrinhos.

A coleção que estamos usando está organizada em grupos de oficinas para duas etapas da educação, a etapa I (para 4º, 5º, e 6º ano do Ensino Fundamental), e etapa II (para 7º, 8º, e 9º anos do Ensino Fundamental, e 1º ano do Ensino Médio) disse a secretária de educação professora Fabiana Toledo.

AindaAsegundo a secretária as oficinas vão progressivamente exigindo mais raciocínio, num processo onde a prática faz com que o aluno esteja cada vez mais preparado para os desafios envolvendo as habilidades em Matemática correspondentes ao seu nível escolar.

A coleção, somada outras práticas nas nossas políticas pedagógicas, vem influenciando positivamente nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Disse a secretária Fabiana.

Os índices referentes a 2017, foram apresentados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e mostram que os avanços no desempenho das escolas são produtos de um conjunto de ações diferentes como envolvimento da família na escola, capacitação e formação continuada de professores e servidores, avaliações periódicas, implantação de escolas de tempo integral e adoção de novos materiais pedagógicos.

Foi justamente este último quesito que contribuiu para melhorar o desempenho das escolas da rede municipal em Morrinhos, que apresentou um crescimento muita acima da média do país e também em Goiás.

“A nossa educação municipal a cada ano que passa vem melhorando gradativamente  por isso estamos tendo o melhor desempenho de Goiás”. Disse o prefeito Rogério Troncoso.

O prefeito disse ainda que, o desempenho é fruto de um esforço conjunto. “Quando a gente tem um corpo docente atuante, preocupado, competente e engajado nos faz alcançar esse reconhecimento”. Parabéns a todos da nossa equipe da educação. Disse o prefeito.

Morrinhos alçou o lugar de Superdestaque Nacional, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a utilização das oficinas. A média subiu de 5,5, em 2015, para 6,7 — um crescimento de 22%, superando a média estadual, de 6,1%, e a nacional, de 5,8. Superdestaque Nacional é uma nota acima de 6, e Destaque Nacional, a nota é acima de 5.

Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?