Secretaria de Educação promove oficina de capacitação aos professores da rede municipal de ensino

Secretaria de Educação promove oficina de capacitação aos professores da rede municipal de ensino

A Prefeitura do Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dando sequência a Jornada Pedagógica 2019, promoveu nesta quarta-feira, 09 de janeiro, capacitação de professores do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. A oficina de Matemática I e II  tratou sobre: “A importância do lúdico na construção da aprendizagem dos alunos”.

O palestrante Reinoldo Huth conduziu os trabalhos juntamente com professores. Ele exemplificou que o lúdico funciona como um recurso didático para uma aprendizagem eficaz de uma criança. “O brincar é uma forma de expressão da criança, colocada os pensamentos em expressão corporal.  Através do lúdico, a criança pode aprender brincando, ou seja, fazendo relação dos conteúdos programáticos com os jogos e as brincadeiras, deixando para trás o método tradicional de ensino, a não utilização do quadro-negro e do giz em sala de aula e aprendendo os conteúdos das disciplinas numa forma mais prazerosa e divertida”, comentou o professor especialista em psicopedagogia e psicomotricidade que há 12 anos atua na formação de professores.

“O curso foi foi bem proveitoso, porque estava dentro da realidade que trabalhamos no cotidiano. As atividades sugeridas pelo professor Reinoldo, nos mostrou uma nova metodologia para aplicarmos em sala de aula, inovando de diversas formas e de maneira acessível aos nossos alunos tornando assim as aulas mais interessantes e motivadoras”, ressalta da professora Aline Amaral.

De acordo com a professora Alessânia Barros, da Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, foi uma experiência inovadora e importante, a capacitação colaborou para a melhora da qualidade de ensino para o município, na qual o professor Reinoldo trouxe várias atividades aplicáveis no cotidiano. “Nós professores poderemos melhorar o desenvolvimento das crianças de uma forma mais simples. A capacitação foi interativa e proporcionou diversas ideias de trabalho lúdico a serem inseridas na rotina semanal de acordo com o plano anual de trabalho de cada professor, enriquecendo as aulas e envolvendo os educandos com o aprender brincando”.