Morrinhos recebe apresentação do projeto Antigas Músicas Goianas

Após passagens por Goiânia, Jaraguá, Guapó, Corumbá, Cidade de Goiás e Piracanjuba, o projeto “Antigas Músicas Goianas” chega a Morrinhos para a última apresentação da temporada 2018. O recital com o Duo Martins-Botelho está marcado para esta sexta-feira, 7 de dezembro, às 20 horas, no campus da Universidade Estadual de Goiás. A entrada é gratuita.

O projeto “Antigas Músicas Goianas” busca resgatar e divulgar o repertório composto entre a segunda metade do Século 19 e a primeira metade do Século 20 nas cidades históricas de Goiás, Pirenópolis, Corumbá, Jaraguá e Goiânia (nos primeiros anos da nova capital). “Estas músicas estão quase completamente esquecidas, queremos torná-las mais acessíveis por meio de apresentações públicas”, afirma Marcos Botelho.

Botelho é trombonista e forma o Duo Martins-Botelho desde 2014 com a também professora Martha Martins, que é pianista. Ambos são ligados à Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo da dupla é pesquisar e divulgar a música brasileira, sobretudo composições originais para a formação Piano-Trombone.

Natural de Goiânia, Martha Martins se graduou em Música (Piano) na UFG, onde foi aluna de Custódia Annunziata de Oliveira. É mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e doutoranda em Musicologia na Universidade de Salamanca (Espanha). Além de professora e pesquisadora, desenvolve trabalhos como tecladista, arranjadora e produtora musical.

Marcos Botelho nasceu no Rio de Janeiro. Possui graduação e mestrado em Música (Trombone) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação Musical pela Federal da Bahia (UFBA). É professor-pesquisador de Trombone e Música de Câmara na UFG. Coordena eventos musicais no Estado, como a Mostra de Música Erudita e o Festival de Trombones.

Créditos
O projeto Antigas Músicas Goianas foi contemplado pela Lei Goyazes e pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás em 2016. Tem apoio institucional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. A Universidade Federal de Goiás (UFG) e seus departamentos correlacionados – EMAC, PROEC e Centro Cultural UFG – entram como apoiadores. O patrocínio é da Piracanjuba (Laticínios Bela Vista).

[SERVIÇO]
Antigas Músicas Goianas: Duo Martins-Botelho em Morrinhos
Data: 7 de dezembro de 2018 (sexta-feira)
Horário: 20 horas