NASF movimenta atividades relacionadas a campanha ‘Novembro Azul’

NASF movimenta atividades relacionadas a campanha ‘Novembro Azul’

A equipe do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, promoveu em novembro muitas ações de conscientização sobre o ‘Novembro Azul’. Os colaboradores contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde, e prepararam um mês cheio de atividades para os homens.

Este ano a campanha trata da saúde do homem de modo geral, é o que comentou a coordenadora Paula Taynnara. “Pensando assim, o departamento de Atenção Primária elaborou palestras de conscientização, exames, consultas, aferição de pressão, testes rápidos, caminhadas, entre outras atividades em várias UBS da cidade. A ação visou orientar sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde”.

“Nossa ideia foi mobilizar a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, em diferentes fases”, comenta o educador físico, Gilsomar Silva.

Durante as ações do Novembro Azul os homens realizaram os exames: PSA (exame de próstata), glicemia de jejum, triglicerídeos, colesterol e hemograma. Todos que participaram das ações nas UBS receberam a solicitação dos exames, consulta médica e orientações.