Projetos desenvolvidos pelo NASF representarão Morrinhos no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Projetos desenvolvidos pelo NASF representarão Morrinhos no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Os Projetos “Peso Saudável” e “Cuidados no Lar” que são desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Morrinhos serão apresentados entre os mais de 300 trabalhos selecionados para o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece em Belém do Pará, com a participação do secretário de Saúde André Luiz Dias Mattos, da nutricionista Paula Taynnara e da fisioterapeuta Marinare Santos, nos dias 25, 26 e 27 de julho.

A equipe do NASF vai mostrar boas experiências em promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da Atenção Básica à Saúde. Os projetos morrinhenses são frutos de trabalhos conjuntos promovidos pelos integrantes: educadores físicos Gilsomar Batista e Orceliana Souza; psicóloga Gabriela Teodoro; nutricionista Paula Taynnara; fisioterpeutaMarinare Santos; terapeuta ocupacional Simone Borges e pela médica psiquiatra Wenner Roberta.

Para a coordenadora e nutricionista Paula Taynnara, ter o projeto escolhido vem como uma injeção de ânimo para o desenvolvimento desta e de outras iniciativas realizadas em equipe. “Ficamos muito honradas e felizes, pois estamos sempre nos capacitando e dedicando a projetos que causam impacto positivo para uma melhor qualidade de vida de nossos pacientes e de nossa população. Somos uma equipe sólida, com profissionais comprometidos com os resultados das ações e devido a essa dedicação de cada um, é que fomos escolhidos para mostrar o sucesso do Peso Saudável da Saúde”, destacou agradecendo toda a família NASF.

A fisioterapeuta Marinare Santos explica como o projeto de atendimento a pacientes acamados ou com patologias respiratórias com uso de oxigênio terapia é viabilizado. “Nós envolvemos três setores da Saúde. Primeiro o agente de saúde identifica os casos e passa para fazermos avaliação. Depois a médica, fisioterapeuta e outros profissionais fazem visitas e orientações na residência do próprio usuário. A partir daí, provocamos a mudança de hábitos e comportamentos nas famílias envolvidas, o que se reflete na saúde e na qualidade de vida”, relata comentando que o  projeto é de extrema relevância para a comunidade.

O evento também contará com a mesa “Gestão do SUS e Vulnerabilidade Populacional nas macrorregiões brasileiras”, voltada para o debate dos principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país. O secretário André Luiz será o representante do Centro-Oeste nesse bate-papo.

“As ações do NASF Morrinhos sempre visam ofertar a população um atendimento humanizado e um melhor acesso aos serviços de saúde públicos do município, contribuindo para uma gestão em saúde eficiente e universalizada, onde todos os munícipes possam ser atendidos em suas necessidades específicas. Parabenizo toda a equipe do NASF por poder representar nossa cidade no Congresso Nacional”, declarou André Luiz.

A programação também será marcada pela comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país.

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by