Projetos desenvolvidos pelo NASF representarão Morrinhos no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Os Projetos “Peso Saudável” e “Cuidados no Lar” que são desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Morrinhos serão apresentados entre os mais de 300 trabalhos selecionados para o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece em Belém do Pará, com a participação do secretário de Saúde André Luiz Dias Mattos, da nutricionista Paula Taynnara e da fisioterapeuta Marinare Santos, nos dias 25, 26 e 27 de julho.

A equipe do NASF vai mostrar boas experiências em promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da Atenção Básica à Saúde. Os projetos morrinhenses são frutos de trabalhos conjuntos promovidos pelos integrantes: educadores físicos Gilsomar Batista e Orceliana Souza; psicóloga Gabriela Teodoro; nutricionista Paula Taynnara; fisioterpeutaMarinare Santos; terapeuta ocupacional Simone Borges e pela médica psiquiatra Wenner Roberta.

Para a coordenadora e nutricionista Paula Taynnara, ter o projeto escolhido vem como uma injeção de ânimo para o desenvolvimento desta e de outras iniciativas realizadas em equipe. “Ficamos muito honradas e felizes, pois estamos sempre nos capacitando e dedicando a projetos que causam impacto positivo para uma melhor qualidade de vida de nossos pacientes e de nossa população. Somos uma equipe sólida, com profissionais comprometidos com os resultados das ações e devido a essa dedicação de cada um, é que fomos escolhidos para mostrar o sucesso do Peso Saudável da Saúde”, destacou agradecendo toda a família NASF.

A fisioterapeuta Marinare Santos explica como o projeto de atendimento a pacientes acamados ou com patologias respiratórias com uso de oxigênio terapia é viabilizado. “Nós envolvemos três setores da Saúde. Primeiro o agente de saúde identifica os casos e passa para fazermos avaliação. Depois a médica, fisioterapeuta e outros profissionais fazem visitas e orientações na residência do próprio usuário. A partir daí, provocamos a mudança de hábitos e comportamentos nas famílias envolvidas, o que se reflete na saúde e na qualidade de vida”, relata comentando que o  projeto é de extrema relevância para a comunidade.

O evento também contará com a mesa “Gestão do SUS e Vulnerabilidade Populacional nas macrorregiões brasileiras”, voltada para o debate dos principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país. O secretário André Luiz será o representante do Centro-Oeste nesse bate-papo.

“As ações do NASF Morrinhos sempre visam ofertar a população um atendimento humanizado e um melhor acesso aos serviços de saúde públicos do município, contribuindo para uma gestão em saúde eficiente e universalizada, onde todos os munícipes possam ser atendidos em suas necessidades específicas. Parabenizo toda a equipe do NASF por poder representar nossa cidade no Congresso Nacional”, declarou André Luiz.

A programação também será marcada pela comemoração dos 30 anos do CONASEMS, com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país.

Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?