Prefeitura de Morrinhos já imunizou 7.590 mil pessoas contra a gripe

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, em abril, a Prefeitura de Morrinhos já imunizou mais de 7 mil pessoas contra os vírus H1N1, H3N2 e uma variação do Influenza B. O balanço parcial da campanha de vacinação foi divulgado nesta quinta-feira, 26, pela diretora de atenção básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Josyane Cruvinel.

Atualmente, há em torno de 400 doses da vacina na rede, que estão armazenadas no Núcleo de Assistência Básica em Saúde – NABS e em algumas Unidade Básica de Saúde (UBS) dos setores Cristo Redentor; Santa Fé/Aeroporto); Noroeste; Jardim América e Morro da Saudade, que contam com salas de vacinação. A Vigilância Epidemiológica lembra que não existem mais unidades disponíveis e a imunização contra a gripe influenza no município ocorrerá até que as doses encaminhadas pela Ministério da Saúde/Secretaria Estadual de Saúde se esgotem.

Segundo o secretário municipal de Saúde, André Luiz Dias Mattos, uma nova remessa da vacina chegará a Morrinhos. “Nesta próxima semana, a imunização é direcionada aos professores e doentes crônicos com relatório médico. Vamos trabalhar para que as pessoas sejam atendidas e que casos de complicações da gripe sejam eliminados”, pontuou.

Em Morrinhos, a campanha segue até o dia 11 de maio com meta de imunizar mais de 10 mil pessoas. A Secretaria de Saúde continua informando e divulgando nos meios de comunicação do município sobre o calendário de vacinação contra a gripe que visa atender os grupos prioritários.

Acompanhe o cronograma:
13/04 a 20/04 – pessoas com mais de 60 anos (idosos) e trabalhadores da saúde.
•23/04 a 27/04 – gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças (de seis meses até menores de cinco anos).
•30/04 a 11/05 – professores e pessoas com doenças crônicas (relatório médico e documentos pessoais).
OBS:  Os postos de vacinação não funcionarão no dia 30 de abril em função do Decreto Municipal referente ao Ponto Facultativo.