Prefeitura de Morrinhos inicia arrastão e mobiliza Campanha “Todos contra o mosquito Aedes Aegypti”

A Prefeitura de Morrinhos lançou nesta quinta-feira, 28 de setembro, o arrastão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A iniciativa faz parte da Campanha “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”, promovida pela Secretaria de Saúde, que visa à conscientização da comunidade através de trabalho preventivo e eficaz.

Segundo o prefeito Rogério Troncoso, os morrinhenses podem contribuir de maneira significativa com o arrastão, recebendo os agentes em suas residências e cooperando, através da vistoria feita em ralos, piscinas, jardins, caixa d´água, calhas e descartando copos, garrafas e utensílios domésticos, que não são mais utilizados, em locais apropriados.

“O trabalho contínuo feito pela Secretaria de Saúde através dos agentes comunitários de Saúde e agentes de endemias, e principalmente, às Secretarias de Obras e Educação, têm participação efetivas. Gincana nas escolas, apresentações artísticas, roçagem e limpeza de lotes e outras ações serão desenvolvidas. É necessária a participação de toda a comunidade para continuarmos com baixos índices de infestação do mosquito.  Agradecemos ao secretário André Luiz, servidores da saúde e todos que têm trabalhado no combate ao mosquito”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário André Luiz, os agentes de endemias têm visitado os imóveis combatendo os focos do mosquito. A força tarefa que foi montada tem surtido resultado positivo, o que colocou o município entre um dos poucos do Estado livre da dengue e outros. “Foi a união de todas as secretarias, servidores e, acima de tudo da comunidade, que proporcionou minimizar os casos de dengue no município. Morrinhos saiu na frente dos demais municípios antecipando o planejamento e ações nessa área. Agradeço os servidores da Prefeitura que sempre abraçam essa causa e que orientam a comunidade acerca do assunto”, afirmou.

O vice-prefeito, Dr. Tércio Menezes, participou da abertura da Campanha e falou da transformação que o prefeito Rogério fez na área da Saúde. “Os arrastões são ações importantes de prevenção e combate ao mosquito. Podemos perceber que a cada visita, a população está cada vez mais consciente e isso vem facilitando o trabalho dos agentes. Mas ainda temos muito que avançar. A participação de todos é fundamental”, declarou.

Servidores da Saúde, da Secretaria de Obras e Educação estiveram presentes na carreata e estão envolvidos na ação. Vereadores, secretários, superintendentes e assessores também participaram da mobilização.

Como funciona o arrastão:

Os agentes de endemias devem visitar os imóveis, retirando o maior número possível de criadouros do mosquito. Durante o arrastão, eles recolhem objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o vetor.

Também é aplicado larvicida em criadouros fixos e um caminhão passa recolhendo todo o material. Além disso, os profissionais orientam sobre como eliminar, vedar e cuidar dos locais.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de todos,  que siga as orientações dos agentes e evite deixar espalhado pelos quintais objetos que possam acumular água. Em caso de febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos, dores nas articulações ou outros sintomas, é indicado procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro ou mais próxima.

Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?