Saúde da Mulher e da Vigilância em Saúde foram temas de conferências em Morrinhos

Saúde da Mulher e da Vigilância em Saúde foram temas de conferências em Morrinhos

 

Com o objetivo de identificar as prioridades da população no trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria  e  do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde e 1ª Conferência Municipal Saúde da Mulher. O prefeito Rogério Troncoso, a primeira-dama Terezinha Amaral e o secretário André Luiz prestigiaram a abertura da solenidade.

O evento foi dividido em dois eixos: “Saúde da Mulher: Desafios para integralidade com equidade”, que abrangeu a situação de violência na atenção básica contra as mulheres e também a atenção ginecológica. Na “Vigilância em Saúde: direitos, conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade”, constituídas pelas vigilâncias em epidemiológica; sanitária; ambiental e saúde do trabalhador.

Em discurso, o prefeito Rogério afirmou que a administração tem trabalhado e investido na saúde pública feminina, através de vários programas, como a realização de exames pré-natais com gestantes e o acompanhamento e assistências às famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a Clínica da Mulher brevemente será inaugurada com objetivo de tratar de políticas de saúde pública voltadas para população feminina. “As conferências são espaços importantes para que o grupo se articule a fim de garantir direitos e encontrar caminhos para sanar dificuldades na área da saúde”, afirmou Rogério.

“Realizar as primeiras conferências Municipal da Saúde da Mulher e da Vigilância em Saúde, significa para a administração aumentar a responsabilidade em relação à construção de uma política municipal voltada para a saúde da mulher, e também chamar para si, a responsabilidade de agir conforme a legislação atual da política da Vigilância em Saúde estabelece”, destacou o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos.

As conferências foram conduzidas pela enfermeira chefe Liliane Pinto Carvalho e pela nutricionista Paula Taynnara Alves, que reuniram diversos profissionais da área para tratar da realidade e fortalecer os programas e ações. O evento também contou com oficinas temáticas, debates de propostas e eleição dos delegados que representarão Morrinhos nas solenidades regionais.

 

 

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by