Grupo de gestantes da UBS Santa Fé recebe orientações sobre alimentação saudável

Grupo de gestantes da UBS Santa Fé recebe orientações sobre alimentação saudável

A Unidade Básica de Saúde Santa Fé, com participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira 26 de julho, mais uma reunião com grupo de gestantes. O tema da roda de conversa foi voltado para “Alimentação Saudável”.

De acordo com a coordenadora e enfermeira da UBS, Flávia Melo Siqueira, o objetivo dos encontros desenvolvidos semanalmente é orientar as futuras mamães sobre diversos assuntos relacionados à gestação. “O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências são trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde”, explicou.

As orientações acerca do tema ficaram por conta da nutricionista Paula Taynnara.  No bate-papo houve esclarecimentos sobre alguns mitos e importância de hábitos saudáveis nesse ciclo da vida. “A ideia é que as grávidas realizem o pré-natal de forma saudável. Na reunião, prestamos orientações sobre alimentação, amamentação, parto e cuidados com o bebê, entre outros assuntos”, comentou.

No total, quatro gestantes participaram da atividade coordenada pela equipe. Elas esclareceram suas dúvidas sobre o processo de gestação, a maternidade e a saúde delas e do bebê. Também foram orientadas a realizar exames periódicos.

 

UBS e NASF

Além do trabalho com as gestantes, a equipe da UBS trabalha com outros grupos de apoio e projetos. A médica da unidade trata-se de Liliannis Barzaga. São 13 servidores, entre eles agentes de saúde, enfermeira, técnica de enfermagem e outros para atender os setores: São Pedro, Vila Nunes, Oeste, II Etapa da Vila Santos Dumont e parte do Aeroporto.

A sede do NASF também fica no mesmo local da UBS. Os serviços contam com o trabalho de nutricionista, fisioterapeuta, psiquiatra, educador física e terapeuta ocupacional.

Mais informações sobre o trabalho da UBS e do NASF podem ser obtidas pelo telefone (64) 3417.2135 ou pelo endereço: Rua 17, Qd 50, Lt 08, setor Aeroporto.