Saúde faz balanço positivo de ações desenvolvidas no carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde de Morrinhos avalia de forma positiva as atividades de promoção e vigilância à saúde desenvolvidas durante o carnaval de Morrinhos. Foram priorizados durante o evento a atuação do Programa Municipal de Controle da Dengue, a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS; e a equipe do O CAPS AD que entrou na Folia pra dar um nocaute nas drogas. As ações carnavalescas contaram com muita animação e descontração, para sensibilizar de maneira criativa e atraente a população morrinhense.

Uma das preocupações da Secretaria de Saúde foi divulgar essa iniciativa durante o carnaval e a atuação em rede entre Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Civil, Federal e Corpo de Bombeiros, tornaram esse carnaval bem mais pacífico sem nenhuma morte ou incidente ligado diretamente à festa.

O maior diferencial neste carnaval foi a forma de se conceber saúde em períodos como esse, pois durante muito tempo as ações estiveram circunscritas à distribuição de insumos, sem buscar sensibilizar a comunidade quanto à lógica da prevenção. “Acreditamos que não basta distribuir grande número de camisinhas, mas principalmente instigar na população o uso consciente e edificado em responsabilização pelo autocuidado, já que cada morrinhense é um protagonista para mudar a situação de saúde em nosso município”, concluiu o secretário de Saúde André Luiz.

Que afirmou ainda que mais uma vez a sua equipe conseguiu manter os plantões funcionando perfeitamente, garantindo assim o pleno atendimento à população que necessitou de assistência médica no hospital municipal. Tem sido assim em todos os dias, desde que assumimos a secretaria e neste carnaval não foi diferente e, no que depender da gestão da Secretaria de Saúde, a população pode ter a certeza de que estamos trabalhando diariamente para oferecer um SUS de qualidade – disse o secretário André Luiz.