Projeto “Carta Aberta ao Prefeito” atende Escola Municipal Professor José Cândido

Projeto “Carta Aberta ao Prefeito” atende Escola Municipal Professor José Cândido

OK DSC_0050

OK DSC_0080

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu sequência ao projeto “Carta Aberta ao Prefeito”, nesta segunda-feira, 4 de abril, na Escola Municipal Professor José Cândido.

O programa começou no ano passado e já atendeu 15 escolas da rede municipal de ensino. Anteriormente o prefeito visitou a Escola Kleyton de Sousa Peres, no Setor Cristo. Por último, foi a vez da Escola Municipal Professor José Cândido receber a visita do Chefe do Executivo Municipal. Atualmente esta unidade escolar atende 316 alunos.

Durante a visita que o prefeito fez na Escola Professor José Cândido, ele ouviu as críticas, as considerações e as sugestões dos estudantes daquela unidade escolar e, também, falou sobre a importância da participação da população numa cidade democrática.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, o projeto é uma forma de aproximar os estudantes do poder público municipal, levando seus anseios e reivindicações. “Esta é uma oportunidade para o prefeito Rogério Troncoso conhecer a realidade da escola e se aproximar dos alunos, que se sentem felizes e ansiosos para falar com ele”, explica.

Na ocasião, os estudantes Kayke Rodrigues, do 5o ano B; Adryan Humberto e Matheus do 4o ano B; João Pedro, Fernando Justino e Ana Beatriz do 5o ano, apresentaram questões relativas às melhorias e humanização do atendimento no Hospital Municipal de Morrinhos; combate ao mosquito Aedes Aegypti; pedidos com relação à Vacinação da Gripe A e questionamentos sobre exames que não são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Morrinhos, fornecimento de remédios para pressão alta nos PSFs da zona rural, tipos de tratamentos dentários que o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não realiza, além do pedido de implantação de UTI, no Hospital Municipal Dr. Philemon Xavier de Oliveira.

Dentre as melhorias solicitadas pelos alunos para a Escola Municipal Professor José Cândido estão a reforma geral, troca da cobertura do pátio, implantação de tenda fixa no pátio, reforma do telhado da escola, construção de uma sala para aulas de reforço, reforma dos banheiros e instalação de ar condicionado nas salas de aula.

“Estamos aqui para ouvir vocês e atender às necessidades da população e da comunidade escolar, demonstradas através dos pedidos e reivindicações dos alunos. Vocês me apresentaram problemas gerais enfrentados no Brasil na área de saúde, que não são específicos de Morrinhos. Mas estamos trabalhando para melhorar nosso atendimento cada dia mais”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

A Diretora da Escola Municipal Professor José Cândido, Cleidemar Marques José Campos, parabenizou o prefeito pelos avanços do município em diversas áreas. “Parabenizo o senhor prefeito pela capacidade de governar neste período de crise e quero agradecer por tudo que feito em prol da educação da nossa cidade”, destacou.

A aluna Maria Luiza Ferreira Silva do 4o ano compartilhou a alegria de participar do projeto. “Estou muito feliz por participar deste programa e levar até o prefeito as reivindicações da escola e os anseios da população”, enfatiza.

Soluções
Na ocasião, Rogério explicou, em resposta aos questionamentos feitos pelos alunos, que atualmente o município oferece insulina para 60 pacientes diabéticos, o que ocasiona aos cofres públicos uma despesa de 450 mil reais por mês. Com relação à UTI no Hospital Municipal já está em andamento o processo para implantação. Já a Farmácia Básica oferece todos os tipos de medicamentos básicos necessários, especialmente para os diabéticos e as pessoas que têm pressão alta.

Rogério destacou ainda que também estão sendo feitas algumas modificações no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), através da contratação de mais três odontólogos para tratamentos de canal. Já no Hospital Municipal de Morrinhos são atendidas atualmente cerca de 10 especialidades, como por exemplo, Pediatria, Cirurgia, Anestesia, Fisioterapia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Tratamento Bucomaxilofacial, além de mais três médicos Clínicos Gerais que atendem diariamente no hospital. Segundo Rogério, se for comparado à demanda diária, o atendimento na unidade hospitalar é rápido.

Ele lembrou que atualmente todos os exames simples são feitos pelo SUS, exceto exames mais complexos, como Tomografia e Ressonância Magnética. Rogério ressaltou que em todos os seus mandatos construiu sete PSFs, o trailer odontológico continua atendendo na cidade e na zona rural, além da atuação do Programa Cárie Zero nas escolas.

O prefeito morrinhense também mencionou o Combate ao mosquito Aedes Aegypti, através de diversas ações já realizadas, como por exemplo, a premiação do álbum de figurinhas nas escolas, coleta de entulhos e visita em todas as residências de Morrinhos.

Outro assunto anunciado pelo prefeito é que o Ministério da Saúde do Governo Federal vai oferecer vacinação para os grupos de risco, visando a saúde e o bem estar da população.

“Vamos elaborar um projeto que atenda os pedidos feitos pelos alunos, principalmente aqueles referentes às melhorias da escola local”, finaliza o prefeito.

OK DSC_0027

OK DSC_0042

OK DSC_0052

OK DSC_0091

OK DSC_0064

OK DSC_0059

OK DSC_0100

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Ellen Ribeiro

1
Olá, seja bem vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by