Campanha de Vacinação Contra HPV continua na escolas locais

hpv

Com a expectativa de imunizar 1.006 meninas na faixa etária de 9 a 13 anos, a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV, principal responsável pelo Câncer do Colo do Útero, continua nas escolas municipais e estaduais de morrinhos. Até hoje (30), a equipe de vacinadores já visitou 8 unidades escolares, mas o número de meninas vacinadas ainda é pequeno porque elas não estão levando o cartão de vacinação.

A informação é de Josyane Cruvinel, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde. Ela explica que “o HPV é o principal responsável pelo câncer do colo de útero e a vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação”.

“Atenção meninas que ainda não foram vacinadas, não se esqueçam de levar o cartão de vacinação, porque sem ele a vacina não pode ser aplicada”, avisa Josyane.

Josyane ressalta a importância da vacina para as meninas e para a comunidade. “A vacina é extremamente segura, uma proteção para a vida. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida. Precisamos contar com a colaboração dos pais e das escolas para conseguir alcançar a nossa meta. O câncer de colo do útero, causado pelo HPV, é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil. Por isso, é muito importante fazer a prevenção”, salienta.

A Campanha de Vacinação Contra o Câncer de Colo do Útero, em Morrinhos, não tem data para terminar. “Enquanto não atingirmos a meta prevista, que é de imunizar 1.006 meninas, a vacina continuará sendo aplicada e estará disponível no Centro Municipal de Saúde”, afirma.

A coordenadora informa ainda que as meninas na faixa etária de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a segunda dose da vacina (6 meses após a primeira) também deverão ser imunizadas.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira

Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?