Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa nesta segunda-feira (3) na zona rural e dia 15 na cidade

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa nesta segunda-feira (3) na zona rural e dia 15 na cidade

pólio

Em Morrinhos, a vacinação começa nesta segunda-feira (3) na zona rural e dia 15 na zona urbana.

A meta para 2015 é vacinar 2.495 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos. Na campanha do ano passado foram aplicadas 2.370 vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, está ultimando preparativos para iniciar nesta segunda-feira (3), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo 2015. A informação é da coordenadora do Núcleo, Josyane Cruvinel, acrescentando que o objetivo da campanha é vacinar crianças de 6 meses a 5 anos incompletos contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil, e meninos e meninas de um ano a 5 anos contra o sarampo.

Citando dados oficiais, Josyane mostrou que, em 2014, foram aplicadas no município 2.370 vacinas, ou seja, 96,97% da meta estipulada que foi de imunizar 2.444 crianças, um déficit de 74 crianças.

“Portanto, apenas 74 crianças deixaram de ser imunizadas na campanha de 2014. Para este ano, a meta estipulada para o nosso município é vacinar 2.495 crianças nas zonas urbana e rural, 51 crianças a mais do que a meta do ano passado. E todos os esforços serão feitos para que esse número seja atingido. Para tanto, vamos mobilizar cerca de 100 profissionais da saúde para estarem aplicando a vacina em todos os PSFs que funcionam na cidade, no Centro de Saúde e nos postos que atenderão na zona rural”, informa Josyane.

Dia D
O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo, em Morrinhos, será no dia 15 de agosto, quando terá início também a imunização na zona urbana em todos os PSFs e no Centro de Saúde, que estarão funcionando no horário das 8 às 17 horas.

Vitamina A

banner_vitamina_a

As crianças menores de cinco anos que serão imunizadas contra a paralisia infantil durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que começa nesta segunda-feira, 03 de agosto, na zona rural de Morrinhos, devem tomar também a megadose de vitamina A, necessária para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e essencial para a saúde dos olhos.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel, alerta os pais para esse detalhe, que não vem sendo observado, colocando as crianças em risco de serem vítimas de várias infecções.

“É extremamente importante que as crianças recebam também a megadose da vitamina A no mesmo dia em que vão ser vacinadas contra a paralisia infantil e o sarampo ou mesmo fora dos dias da campanha. A vitamina A contribui para reduzir o risco de doenças dos olhos, contribui para a diminuição da mortalidade infantil e da mortalidade materna por infecção pós-parto. Além disso, ela reduz a gravidade das infecções, como a infecção respiratória aguda e diarreia, além de manter a saúde da visão e dos olhos e é fundamental para o crescimento saudável das crianças. Portanto, as mães não podem esquecer da Vitamina A”, alerta Josyane.

O último caso de paralisia infantil em Goiás foi registrado em 1989, e de sarampo em 1999. A campanha, conforme diz a coordenadora, estende-se até o fim do mês para possibilitar que os pais ou responsáveis que não tiverem condições de vacinar as crianças nos dias D se dirijam-se aos postos de saúde em outros dias.

Datas e locais de vacinação para a zona rural

Dia 03/08, segunda-feira – Região Formiga, residência de Antônio Toco;

Dia 04/08, terça-feira – Região de São Domingos;

Dia 05/08, quarta-feira – Região do Currião, na capela local;

Dia 06/08, quinta-feira – Região da Areia, na Fazenda Santa Luzia;

Dia 07/08, sexta-feira – Região do Jardim da Luz, no posto de saúde local;

Dia 10/08, segunda-feira – Região Santo Antônio, na capela local;

Dia 11/08, terça-feira – Região Contendas, na residência de Dona Nicolina;

Dia 12/08, quarta-feira – Região do Tijuqueiro, no centro comunitário local;

Dia 13/08, quinta-feira – Região do Lageado, na residência de Helen Cássia;

Dia 17/08, segunda-feira – Região da Marcelânea, na escola local;

Dia 18/08, terça-feira – Povoado do Rancho Alegre, no posto de saúde local;

Dia 19/09, quarta-feira – Povoado do Trevo de Pontalina, no posto de saúde local;

Dia 20/08, quinta-feira – Região Araras, na capela local;

Dia 21/08, sexta-feira – Região Santa Rosa, na capela local;

Dia 24/08, segunda-feira – Região da Serrinha;

Dia 25/08, terça-feira – Região da Vertente Rica;

Dia 26/08, quarta-feira – Região da Serra, na capela local;

Dia 27/08, quinta-feira – Região do Macaco;

Dia 28/08, sexta-feira – Região do Lageado, na fazenda de Joaquim Rufino.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by