18 de maio é o Dia Nacional de enfrentamento contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de enfrentamento contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

OK 18demaio

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desenvolve uma programação de importantes eventos direcionados à conscientização de toda a sociedade sobre a gravidade do problema.

As ações que estão sendo realizadas pelo CREAS foram iniciadas com um período de palestras sobre a questão para alunos das escolas municipais. As palestras, a cargo das psicólogas Anacele e Marcela, do CREAS, e com o acompanhamento do Conselho Tutelar local, foram iniciadas no dia 11 de maio e prosseguem até amanhã (19/05). Segundo Maria Cecília de Souza, Coordenadora do CREAS em Morrinhos, a finalidade é ensinar as crianças e adolescentes como se proteger e denunciar os agressores.

“Essas palestras objetivam orientar as nossas crianças e adolescentes sobre as formas de se proteger da violência sexual e também a denunciar os agressores. Só assim poderemos diminuir a gravidade do problema que, a cada dia, se torna mais preocupante. Em Morrinhos, de maio de 2014 a maio de 2015, foram registrados 41 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, os quais encontram-se em fase de procedimento judicial. Precisamos lutar mais efetivamente para combater esse mal que afeta um grande número de famílias”, afirma Cecília.

Além das palestras nas escolas, o CREAS programou ainda mais três importantes eventos para marcar a data, desta vez com a participação mais abrangente da comunidade. No dia 20, quarta-feira próxima, às 13 horas, será realizado no plenário da Câmara Municipal, o “Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, com palestra e apresentação musical. Para o dia 21, quinta-feira, às 12 horas, no semáforo da Praça do Mercado, a programação marca panfletagem e adesivaço sobre a importância do tema. E, na sexta-feira próxima, dia 22, a programação será encerrada com a realização da caminhada em Mobilização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes, uma parceria entre a Prefeitura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria Regional de Educação de Morrinhos.

“Queremos, nesta data, convocar todos os segmentos da sociedade morrinhense para assumirem o compromisso de participar mais efetivamente do enfrentamento da violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. Estaremos, desta forma, contribuindo para o bem-estar das famílias que se tornam vítimas dessa situação preocupante. Cumpre a todos nós – poder público e sociedade – adotar medidas capazes de garantir às nossas crianças e adolescentes o direito de se tornarem cidadãos dignos, íntegros e úteis à sociedade”, salienta Cecília.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, além do acompanhamento psicossocial da vítima e do agressor.

Todos podem participar da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, denunciando pelo telefone 3417-2042, ou comparecendo pessoalmente à sede do CREAS, que funciona na Rua Castro Alves, No 95, Centro.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by