Secretária de Educação fala sobre Planejamento 2015

Secretária de Educação fala sobre Planejamento 2015

OK DSC_0201

Em entrevista à nossa equipe de reportagem, a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, fala sobre vários assuntos referentes ao planejamento da secretaria para o ano de 2015. Ela aborda temas como a inauguração das novas escolas municipais, entrega de kits escolares, apostilas e uniformes para estudantes da rede municipal de ensino, comenta sobre a atual estrutura das escolas do município e discorre sobre o funcionamento das linhas de ônibus do Transporte Escolar, as inscrições do Programa Bolsa Transporte Universitário e, ainda, destaca as vagas para a educação no concurso público da prefeitura.

Como está o planejamento para o ano letivo de 2015?
Fabiana: Este planejamento se iniciou em outubro e novembro do ano passado, pois sabíamos que teríamos um início de ano letivo cheio de atividades. Isso porque temos escolas em fase final de construção para inauguração. Então, pra isso já foram preparadas no final de 2014 as licitações necessárias para a compra de utensílios, móveis e merenda escolar para essas unidades escolares. Além disso, também foram preparados os kits escolares, uniformes e apostilas para serem entregues neste ano de 2015.

Fale um pouco para nós sobre a inauguração das novas escolas municipais que acontecerá nos próximos meses.
Fabiana: A escola do Setor Cristo já está bem adiantada. Gostaria de agradecer aos pais que estão demonstrando sua confiança no nosso trabalho e já matricularam seus filhos na nova escola. As crianças estão aguardando o início das aulas e nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, vamos fazer uma reunião com os pais na sede da escola, às 17h30min, para marcar a data do início das aulas e decidir como será feita a reposição das aulas dessas primeiras semanas. O planejamento com os professores já foi concluído e, partir da semana que vem, vamos realizar a mudança para a unidade escolar, sendo que as aulas começam logo após o Carnaval.

Já a escola do setor Bela Vista, que vai atender crianças de 4 meses a 6 anos de idade, demanda um pouco mais de tempo, porque estamos aguardando a realização do concurso público para a contratação de servidores.

Quando serão entregues as apostilas do Sistema Pomares de Ensino e os uniformes escolares de 2015? Quem vai receber esse material?
Fabiana: Todas as crianças das escolas municipais vão receber os uniformes, as apostilas e o Kit escolar com lápis, borracha, caderno, lápis de cor, caderno de desenho, bolsinhas, apostilas e garrafinha de água. Os uniformes já estão sendo confeccionados e serão entregues na próxima semana. Os Kits escolares já foram licitados e os materiais estão sendo entregues aqui na secretaria. As apostilas estão em fase de confecção e, logo após o Carnaval, vamos anunciar a data de entrega dos kits escolares, uniformes e as apostilas que será feito tudo junto.

Como você avalia a atual estrutura das escolas municipais?
Fabiana: Com essas últimas compras que nós fizemos, a estrutura das nossas escolas está muito boa. Hoje, não temos falta de carteiras, pois desde o ano passado estamos comprando carteiras novas. Neste ano todas as solicitações foram atendidas, pois as escolas estão recebendo fogões, vasilhames, bebedouros, aparelhos de TV e ventiladores novos. Então, 90% do que foi solicitado pelos diretores, eles estarão recebendo nos próximos dias, inclusive a substituição dos quadros negros pelo quadros brancos na salas de aula.

Como está o funcionamento do Transporte Escolar no município? Já foi encerrado o processo de licitação?
Fabiana: É importante a população saber que tudo demanda tempo, pois o processo licitatório das linhas do Transporte Escolar Municipal precisava ser feito no ano de 2015, integrando o Orçamento Anual da prefeitura. Então, nós iniciamos o processo de licitação antes do início das aulas, mas das nossas 30 linhas apenas 22 foram contempladas nessa licitação. Os responsáveis pelas outras 8 linhas de transporte não quiseram participar da licitação. Assim, as 22 linhas estão funcionando normalmente e, para as demais 8 linhas, tivemos que realizar outra licitação que aconteceu na última quarta-feira, 4 de fevereiro. Agora, os serviços estão normalizados e, qualquer falha que acontecer, a Secretaria de Educação deverá ser comunicada imediatamente para providenciar a correção.

Com relação à documentação dos alunos, nós precisamos que os usuários do Transporte Escolar façam suas carteirinhas, junto à Secretaria de Educação.

Estamos numa fase de inscrições para o Programa Bolsa Transporte Universitário 2015. Até agora o programa já recebeu quantas inscrições e quando sai o resultado da seleção? Os interessados ainda têm tempo para fazer o cadastro?

Fabiana: Até agora tivemos 67 alunos universitários inscritos que estudam nas cidades de Caldas Novas, Goiatuba, IFGoiano Campus Morrinhos e Piracanjuba e a inscrição vai até a próxima sexta-feira, 13 de fevereiro. A comissão deve se reunir após o término das inscrições para conferência dos documentos até o final de fevereiro.

O programa visa beneficiar os alunos que ainda não têm nenhuma bolsa ou auxílio dos governos estadual e municipal, mas que também se encaixem nos critérios estabelecidos pelo Programa Bolsa Transporte Universitário.

Qual é a programação pedagógica da Secretaria de Educação para o ano de 2015?
Fabiana: Nós iniciamos o ano com diversas reuniões pedagógicas com todos os professores e diretores da rede municipal de educação, série por série, apresentando as novas apostilas com alguns conteúdos novos. Temos vários projetos para o calendário de 2015 e vamos divulgar no decorrer do ano.

Agora, o primeiro projeto que a secretaria pretende colocar em prática culmina com o Programa da Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, que vai envolver a Superintendência de Meio Ambiente e várias outras áreas da prefeitura. Já temos aulas de educação ambiental e, em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente, estamos desenvolvendo um projeto que vai acontecer durante todo o ano, no Parque Ecológico Jatobá Centenário, levando todos os alunos de todas as séries para fazerem atividades práticas no local, com o objetivo de despertar a consciência ecológica das crianças. Vamos fazer o lançamento do projeto “Criança Inteligente cuida do meio ambiente”, no dia 20 de fevereiro, ensinando os alunos a cuidarem do meio ambiente assim como a gente cuida do nosso próprio corpo.

O concurso público da prefeitura vai contemplar vagas para a Secretaria Municipal de Educação?
Fabiana: Nós solicitamos vagas para professores, já incluindo o preenchimento das vagas para as escolas novas e dos professores que vão se aposentar nos próximos dois ou quatro anos. Pedimos vagas também para monitores, pois temos um déficit nesta área e esperamos que o concurso venha suprir esta necessidade, além de servidores para a limpeza e a merenda escolar.

OK DSC_0161

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by