Primeira reunião do Programa de Coleta Seletiva de Lixo acontece nesta sexta-feira

Primeira reunião do Programa de Coleta Seletiva de Lixo acontece nesta sexta-feira

OK coleta seletiva do lixo

Acontece nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, às 19h30min, na Escola Humberto Jacinto Pereira, no Monte Verde, a primeira reunião para implantação do Programa de Coleta Seletiva de Lixo para os moradores dos setores Monte Verde, Aeroporto II, Bela Vista e Cristina Park.

Na ocasião, o prefeito Rogério Troncoso, a Secretaria de Meio Ambiente e representantes da Cooper Morrinhos (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Morrinhos) vai explicar sobre o programa e divulgá-lo para a população com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância de se reciclar o lixo.

O sistema será implantado por etapas até atender todo o município. Na primeira fase, serão envolvidos os moradores dos setores Monte Verde, Bela Vista, Cristina Park, Aeroporto II, Vila Santos Dumont, Vila Mutirão e Vila Nossa Senhora do Carmo. O programa pretende possibilitar o desenvolvimento da cadeia produtora dos catadores de lixo que passarão a reciclar esse material, e criar uma rede de conscientização entre os moradores.

“Já foi feita uma pesquisa para identificar o quanto de material reciclável os órgãos públicos e os principais pontos comerciais da cidade produzem a fim de definir o Calendário Oficial da Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis”, esclarece a Superintendência Municipal de Meio Ambiente.

A iniciativa da Coleta Seletiva é da Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O recolhimento no município terá início a partir do dia 2 de março (segunda-feira), em seis diferentes bairros da cidade.
“Queremos conscientizar a população e os diversos segmentos da sociedade sobre a importância de se envolver e participar ativamente nesta campanha, que vai contribuir para a geração de renda das famílias dos catadores de lixo, além de beneficiar a natureza”, destaca o Prefeito Rogério Troncoso.

Primeiramente, será realizado um trabalho de conscientização junto à população, através de reuniões explicativas nos bairros, escolas e órgãos públicos de Morrinhos, com o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem uma pré-seleção dos materiais recicláveis existentes em suas casas. As reuniões serão feitas nos setores Monte Verde, Cristina Park, Bela Vista, Santos Dumont, Setor Aeroporto II e Vila Nossa Senhora do Carmo.

Além disso, também haverá palestras de conscientização nas escolas, e uma ampla divulgação do Calendário de Recolhimento da Coleta Seletiva em carros de som e meios de comunicação locais. Conforme explica o Superintendente de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, o calendário será distribuído nas casas, escolas e através dos agentes comunitários de saúde.

A ideia é que a coleta tenha início na segunda-feira, 2 de março, nos setores acima mencionados. A coleta será iniciada nesses bairros e depois estendida para toda a cidade. Nesse mesmo dia, o recolhimento será realizado também nos órgãos públicos e nos principais pontos comerciais da Avenida Senador Hermenegildo de Morais e Rua Pará. Nesses estabelecimentos comerciais, o caminhão de coleta deve passar três vezes por semana.

“Será a primeira vez que Morrinhos vai receber uma coleta seletiva de material reciclável que atenderá toda a cidade. Estamos investindo neste programa para incentivar o desenvolvimento sustentável e valorizar os catadores de lixo”, finaliza o prefeito Rogério Troncoso.

Cooper Morrinhos
Conforme explica o Superintendente de Meio Ambiente, Paulo Roberto da Silva, o projeto tem como objetivo desafogar o lixão do município, aproveitando os materiais recicláveis, além de humanizar os catadores de lixo.

Neste sentido, foi organizada a Cooper Morrinhos, uma cooperativa de 14 catadores, que vai gerar renda para as famílias e estimular o desenvolvimento sustentável do município. “Em Morrinhos não vai mais existir catadores e sim cooperados, atendendo à lei que estabelece que em toda cidade deve ter aterro sanitário, com a finalidade de acabar com os males causados pelos lixões a céu aberto”, enfatiza o Superintendente.

Inicialmente, os catadores vão realizar suas atividades no Galpão do Cimos, que está sendo adaptado com tendas e banheiro. Posteriormente, será construído o Galpão da Cooperativa com sede própria.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by