Mutirão Previdenciário atende processos parados na justiça

Mutirão Previdenciário atende processos parados na justiça

Governador / Inauguração do Fórum de Morrinhos. Fotos Rodrigo Cabral
O Fórum de Morrinhos, em parceria com a prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar um Mutirão Previdenciário na próxima semana, de 24 a 27 de junho, das 8 às 18 horas, no prédio do fórum local.

No total, a iniciativa pretende atender 525 pessoas que estão com processos parados na justiça. Especificamente, o Mutirão Previdenciário tem como objetivo acelerar a resolução dos trâmites judiciais dos idosos que estão em busca da aposentadoria. A expectativa é de atender cerca de 120 pessoas por dia.

Conforme explica o Juiz de Direito da 1ª Vara Comarca de Morrinhos e organizador do evento, Diego Custódio Borges, a ação integra um projeto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) intitulado “Acelerar”. “Para dar mais agilidade a demandas repetitivas como pedidos de aposentadoria, por exemplo, resolvemos implantar essa estrutura de atendimento com o auxílio de juízes de outras comarcas. Queremos realizar as audiências e viabilizar a solução dos processos de forma imediata”, salienta o juiz.

Segundo ele, o processo de aposentadoria muitas vezes é lento, pois é necessário ouvir todas as partes envolvidas, analisar os depoimentos das testemunhas e os documentos e verificar qual direito deve ser concedido, o que será feito no Mutirão Previdenciário.

As pessoas que foram intimadas devem comparecer no horário marcado a fim de serem encaminhadas para a triagem. Depois, devem se dirigir à sala de audiência. Caso ainda não esteja anexado ao processo, o interessado deve levar os documentos pessoais e aqueles relativos a tempo de serviço como Carteira de Trabalho, contratos de trabalho e contribuições do INSS.

“Pedimos à população que compareçam ao mutirão para não correr o risco do processo ser arquivado por falta de manifestação da parte interessada”, lembra o Juiz de Direito da 1ª Vara Comarca de Morrinhos, Diego Borges.

Confira entrevista do juiz sobre o Mutirão Previdenciário:

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo! Em que podemos ajudar-lhe?
Nosso horário de funcionamento: das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00 - segunda à sexta
Powered by