A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Obras realiza a entrega nas residências do novo calendário de coleta de entulhos, lixo doméstico e recicláveis para o ano de 2023. O calendário ficou muito bonito e prático oferecendo todas as informações para que ninguém erre na colocação do lixo e entulhos nos dias dos três níveis de coleta oferecidos pela prefeitura. As informações referentes a coleta de entulhos estão marcadas com a cor azul, as informações da Coleta Seletiva estão na cor verde e as informações da coleta de lixo doméstico estão na cor vermelha. A entrega é feita, em todas as residências pelo pessoal da varrição e limpeza pública da prefeitura.

Nesse ano a prefeitura lança uma nova modalidade de recolhimento de entulhos através de caçambas que podem ser solicitadas, gratuitamente, pelo telefones (64) 3417-2057 e (64) 98165-0051, na semana  anterior em que a coleta acontecerá em cada bairro. Os galhos de árvores continuarão a serem colocados na rua para serem triturados e enviados para a compostagem. A estreia da novidade já será na coleta dos bairros Jardim Goiás e Genoveva Alves que será realizada no dia 07 de fevereiro. Os moradores destes dois bairros já podem fazer o agendamento das caçambas para colocarem os seus entulhos. A coleta de entulhos foi pensada da melhor forma possível, para atender a todos os cidadãos, evitando a obstrução das ruas com o entulho no chão, entupimento de bocas de lobo e assoreamento dos córregos e lagos municipais.