Setembro Amarelo: CAPS e CRAS promovem mobilização da Campanha
Última atualização em 20 novembro 2023 às 09h39

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria do CRAS e dos CAPS AD e Viva a Vida, também abraçam a causa do Setembro Amarelo e propuseram diversas ações referentes ao tema que abrangem capacitações para profissionais da Rede Básica Assistencial e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações. O tema da campanha ‘Falar é a melhor solução’ tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio.
Para Natasha Azeredo, coordenadora do CAPS I, o Setembro Amarelo é “uma campanha feita em todo Brasil contra e para prevenir o suicídio, que já tem vitimado muitas pessoas. “O suicídio é um tema muito complexo a ser abordado, mais diante do alto índice de registros, temos que abraçar a causa e trabalhar na redução dos casos, criando mecanismos de valorização da vida. Os CAPS de Morrinhos realizam atendimentos psiquiátricos e fazem acompanhamento dos usuários/pacientes. Estamos aqui para ajudar a todos. Basta nos procurar”, declarou bastante emocionada com a ação realizada em conjunto com amigos e profissionais do mesmo segmento.
O evento contou com a participação de convidados, estudantes, profissionais do NASF e das áreas de saúde e social. Na oportunidade, todos se uniram em blitz educativa, com concentração na Praça do Mercado. Foi uma grande ação para orientar a comunidade sobre o tema. “Mas que falar do suicídio, nós queremos prevenir e orientar a população como ela pode identificar, ajudar e evitar que pessoas venham tentar contra a própria vida. E se alguém precisar de atendimento, nós temos uma rede para receber esses pacientes e encaminhar para os tratamentos especializado”, destacou o secretário André Luiz Dias Mattos.
“Temos uma equipe multidisciplinar para atender nossos pacientes e reduzir os danos causados pelos transtornos mentais ou uso de drogas e, em alguns casos, fazer o trabalho de reinserção social desses pacientes”, ressaltou o médico Frederico.
Para abrilhantar ainda mais o evento e alertar a comunidade, o grupo de dança do Núcleo São Francisco de Assis promoveu apresentação teatral. O professor Blandon Moreira, da Academia Physical, dançou zumba e não deixou ninguém parado. Por fim, a equipe do Samu realizou uma série de orientações a quem passou pelo local.