OK DSC_0041
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Superintendência da Mulher e Igualdade Racial (Semira) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Setor Oeste, realizou uma Oficina de Terapia Comunitária, nesta quinta-feira, 11 de setembro, no Teatro Juquinha Diniz.

O evento teve como objetivos prevenir a violência doméstica e capacitar os agentes comunitários e profissionais da saúde para atender às mulheres vítimas da violência, ensinando como orientá-las e encaminhá-las para os órgãos de denúncia e proteção.

Nas palestras de orientação para mulheres, ministradas pelas psicólogas Nair de Araújo Nogueira e Maria Lúcia Leal, do Semira do Estado de Goiás, foram abordados temas como a Valorização da Mulher, Felicidade, Autoestima, Importância da Independência Financeira da Mulher e outros. Também ocorreram várias dinâmicas durante a programação.

Para a agente de saúde do PSF do Jardim Romano, Cíntia Amorim da Silva, as orientações recebidas vão ajudá-la a se preparar psicologicamente para lidar com situações de violência nas famílias. “Aprendemos como abordar as vítimas e conversar com elas, além de orientá-las sobre os órgãos competentes aos quais podem recorrer para buscar ajuda”, enfatiza.

Denúncias
Atualmente as mulheres vítimas de violência e pessoas que sofrem racismo, homofobia, dentre outros preconceitos, dispõem de vários órgãos de denúncia e instituições de acolhimento. Dentre elas, o Conselho Tutelar, CRAS, Creas, Delegacias, Centros e Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher, Promotorias Especializadas, Centro Estadual de Referência da Igualdade (CREI), dentre outras.

As denúncias anônimas também podem ser feitas pelo Disque 100 (Direitos Humanos), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Polícia Militar).

Sobre o Semira
O Semira tem como missão promover políticas públicas voltadas para mulheres vitimadas pela violência, segmentos populacionais marginalizados, excluídos e vulneráveis que demandam por políticas de acolhimento, proteção e inclusão social. Também desenvolve campanhas de mobilização de seus diversos estratos. Tem como objetivo qualificar pessoas e instituições para serviços de acolhimento, apoio, orientação, saúde e segurança.

Confira entrevista que a psicóloga Mônica Sousa concedeu à repórter Ellen Ribeiro falando sobre os objetivos da capacitação:

OK DSC_0043
OK DSC_0051